SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIUMHI PROMOVE EVENTO SOBRE ESTOMIA

Na tarde da última quarta-feira, 22, a Prefeitura Municipal de Piumhi, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um evento para falar sobre como ter uma vida ativa com estomia, uma intervenção realizada criando um estoma na parede abdominal, pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

O evento aconteceu na parte da tarde no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi e estiveram presentes a primeira dama Maria de Lourdes Melo, representando o prefeito, a secretária de saúde Aline Barbosa de Castro, a enfermeira estomaterapeuta Helenita Marcatti, a assistente social da Santa Casa Clere Maria da Cruz Teixeira Oliveira, a gerente administrativa do local Márcia Arantes Dornela, o enfermeiro estomoterapeuta Márcio Alves Ferreira, a fisioterapeuta Rúbia Mayara de Morais, a psicóloga Jaqueline Dias Silva e a nutricionista Dayse Cristina de Faria.

Logo de início, após a abertura feita pela secretária de saúde, a estomaterapeuta Helenitta Marcatti falou sobre orientações e cuidados com estomias de eliminação, em seguida, a fisioterapeuta Rúbia discorreu sobre como ter uma vida ativa com ostomia; a psicóloga Jaqueline falou sobre o paciente antes e depois de fazer a ostomia e, para finalizar, a nutricionista Dayse discorreu sobre maneiras de pacientes com ostomia se alimentar de maneira saudável.

Na oportunidade, a secretária de saúde Aline falou da importância do evento. “É de grande valia a conscientização dos pacientes ostomizados de que podem viver normalmente em sociedade, com qualidade de vida, assim como os cuidadores podem ter uma orientação de como tratar esses pacientes da maneira correta”, explanou.

A estomaterapeuta Helenitta Marcatti pontuou que é muito importante esse tipo de evento, pois assim podem mostrar a qualidade de vida que a pessoa pode ter após a realização da cirurgia, mostrando os produtos que a empresa que representa oferecem para os pacientes melhorarem sua qualidade de vida.

O organizador do evento enfermeiro estomoterapeuta Márcio Alves Ferreira finalizou dizendo que atende 25 pacientes com ostomia no município aos quais dá orientação quanto ao uso da bolsa, manutenção, cuidados e vida ativa. Falou também aos profissionais que trabalham com eles de como proceder de maneira correta, ratificando, com essas falas, o foco essencial do curso.

O evento se finalizou com um café entre os participantes do curso, as autoridades presentes, os pacientes e todos os envolvidos.