SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PROJETO “VIVA PARA VALER”

A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, está desenvolvendo o projeto “Viva pra Valer”, que visa levar uma conscientização a população em geral da importância das práticas saudáveis, incluindo atividade física, alimentação saudável, bom convívio social e lazer.

Estão sendo realizados como parte das atividades, avaliação antropométrica de todos os alunos dos estabelecimentos escolares, pesquisa sobre os hábitos alimentares dos alunos e trabalhos de educação nutricional diferenciada por faixa etária. Entre as atividades também estão teatros, dinâmicas e jogos, em toda a rede municipal de ensino.

As atividades tem sua execução a cargo das nutricionistas das escolas e creches, e conta com a participação da equipe de Vigilância em Saúde.

O Projeto Viva Pra Valer veio a ser implantado nas Estratégias de Saúde da Família para combater a obesidade em crianças e adultos. O projeto é realizado quinzenalmente nas ESF’s, sendo os encontros promovidos pelos educadores físicos e nutricionistas no Parque de Exposições e Academia de Saúde, com atividades físicas e orientações nutricionais junto às frutas disponibilizadas em cada encontro.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, explicou que a intenção é o combate à obesidade e incentivo à práticas saudáveis de vivência.

“Estamos realizando esse trabalho buscando oferecer a população, principalmente as crianças, não só uma forma de conscientização, mas também ações que combatam a obesidade. Nossa preocupação é com a saúde dessas pessoas, por isso estamos engajados nesse projeto e contamos com a adesão e com o apoio de todos”.

Os usuários do SUS que são participantes do projeto, tem ainda atendimento preferencial com médico endocrinologista, de acordo com a avaliação da equipe. O projeto está aberto a toda a população, para participar basta procurar a unidade de saúde no qual o paciente é referenciado para verificar as datas dos próximos encontros.

O projeto deve se estender até meados de dezembro envolvendo também atividades de práticas corporais contando com o empenho dos professores, educadores físicos, diretores e supervisores.