SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA EVENTOS PARA LEMBRAR O SETEMBRO AMARELO

Na tarde da última segunda-feira, 04, a Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou os trabalhos, que seguirão durante o mês de setembro, acerca do movimento “Setembro Amarelo” que trata de debates sobre o combate ao suicídio de valorização a vida. Palestras serão ministradas nas escolas estaduais Professor João Menezes e Francisco de Paula Rebelo Horta para alunos de 11 a 15 anos.

O Setembro Amarelo é um movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

Segundo a enfermeira coordenadora do PSF Joaquim Terra dos Santos, Rafaela Cristina Vaz, todo o trabalho contará com o auxílio da enfermeira coordenadora do PSF Bossuet Costa, Luana Loureiro, e da equipe do CAPS II para realizar o projeto.

Ela explicou que o objetivo das palestras é trazer esclarecimentos e informações para melhorar o conhecimento e a consciência da gravidade das tentativas de suicídio, deixando bem explicado que o suicídio é um problema de saúde pública que nos dias de hoje tem altos índices de óbitos.

O intuito é além de tudo trazer alternativas de tratamento eficazes para os atos de suicídio não serem concretizados, oferecendo apoio e atendimento psicológico, se necessário.

O próximo passo após esse primeiro trabalho é o de verificar todos os casos que necessitam de atendimentos psicológico e realizar, em ambiente escolar, a primeira abordagem com os profissionais do Caps para que seja definida a demanda e como o adolescente vai ser acompanhado.

A secretária de saúde Aline Silva Barbosa lembra que é de extrema importância a realização desse tipo de ação de prevenção e destaca que o Setembro Amarelo deve ser lembrado e esse trabalho com os jovens é um grande ganho para a população.

“Para poder auxiliar na luta pela redução dos índices de suicídio é fundamental que saibamos ter a sabedoria para ouvir e a sensibilidade para tentarmos compreender os sentimentos das pessoas que estão ao nosso redor”, falou Aline lembrando do trabalho que a secretaria está fazendo com os jovens.

O prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco) destacou que esse tipo de abordagem é muito importante para que as pessoas tenham consciência e tratem os traumas antes vire um problema mais grave, como o suicídio.

“Valorizo e acredito muito neste trabalho feito pelas profissionais de saúde, tendo em vista que tratar de forma preventiva é eficaz e dá resultados. Os números de suicídios preocupam e nos deixam alerta para darmos continuidade à este projeto”, comentou Deco.