SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DO SETEMBRO AMARELO

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, em parceria com a Diretoria de Saúde Mental, realizou nos dias 17 e 19 de agosto, rodas de conversa com as equipe da rede básica de saúde, com objetivo de fortalecer e esclarecer dúvidas dos funcionários que atuam na atenção primária, visando a prevenção, abordagem e conduta, frente ao tem “suicídio”.

O principal objetivo da campanha do “Setembro Amarelo” é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade desta prática no Brasil e em todo o mundo.

Durante os encontros foi explanado que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Todos os encontros foram conduzidos pela Dra. Sílvia Regina Dupin, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS Ad de Piumhi.

O grupo de Teatro Renascer, composto por pacientes do CAPS II, fez a abertura de todos os encontros passando assim seu recado através de apresentação da peça “Era uma vez”. Os trabalhos realizados pelos pacientes do CAPS II e CAPS Ad foram expostos durante o evento.

A Secretária de Saúde Aline Barbosa explicou sobre a importância de se realizar essas ações para marcar o mês da campanha, pois nos dias atuais a prática do suicídio se tornou recorrente em muitos países e praticados por pessoas das mais variadas idades.

“Cientes dessa triste realidade, estamos engajados em ações que previnam os casos de suicídio e temos que dar todo o suporte às pessoas, porque pessoas que cogitam essa ideia geralmente estão tentando fugir de algum problema e não recebem apoio suficiente para enfrentar seus medos e resolver de outras formas. Estamos capacitando nosso pessoal para mostrar a essas pessoas que existem alternativas, todas as vidas são importantes” ressaltou Aline.

Aumentar Fonte
Contraste