SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO SAÚDE NA ESCOLA

A Secretaria de Saúde de Piumhi realizou durante esse mês algumas atividades enquadradas no “Programa Saúde na Escola” com o intuito de auxiliar na prevenção de acidentes domésticos. As atividades foram encaminhadas ao Cosemis como experiência exitosa realizada no município.

A ação foi realizada nas escolas municipais José Vicente e Josino Alvin, pela equipe de saúde do PSF José Martins.

Segundo a Secretária de Saúde, Aline Silva Barbosa, o objetivo foi o de refletir sobre os riscos existentes dentro das próprias residências, identificando o que pode ser feito para evitar os acidentes domésticos, promovendo uma ação educativa de forma divertida sobre como os acidentes acontecem e como podem ser evitados.

Para isso, em parceria com a Escola foi feita uma palestra no dia 11 de Agosto de 2017, tanto no período da manhã como da tarde, sobre como agir em situações de risco dentro de casa.

Ao final da palestra, os alunos fizeram perguntas sobre o tema, contaram experiências de algumas situações de acidentes envolvendo eles mesmos em casa e foram desafiados a serem multiplicadores desse conhecimento preventivo.

Foi realizada também uma encenação interativa com a participação dos alunos. Em um primeiro momento, foi encenada uma situação ocorrida como acidente doméstico. Depois, esta mesma cena foi corrigida pelos próprios alunos, eliminando as situações de risco.

Aline ressaltou a importância desse tipo de ação enfatizando que a saúde é um bem precioso ao ser humano, e por isso mesmo precisa ser preservada. Ma para isso precisa haver a prevenção, com medidas simples e ações educativas.

“A realização de uma palestra divertida, com interação dos alunos em uma simples encenação, pode produzir uma consciência do risco existente dentro de nossas próprias casas; e a forma correta de evitar situações que levem a traumas desnecessários”, finalizou.

De acordo com o prefeito, iniciativas como essas sempre serão desenvolvidas no município, visando auxiliar os jovens não só no ensino básico, mas na vivência do dia a dia.

“Temos um compromisso com a educação e precisamos valorizar nossos jovens desde a infância e adolescência, para que eles estejam preparados para a vida, para o mercado e para todos as situações que podem surgir. Por isso da importância desse projeto”, comentou Deco.