SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE EM PIUMHI

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi desenvolveu, no último mês, uma atividade educativa sobre tuberculose, na cidade. O encontro foi realizado em uma clínica de recuperação química e psiquiátrica do município. O principal intuito, foi de alertar e orientar os pacientes sobre a doença, principais sintomas e tratamento.

A palestra foi ministrada para aproximadamente 35 pessoas, pelo Dr. Rafael Picardi e a Referência Técnica, Daniela Faria, onde abordaram os sinais e sintomas da tuberculose, prevenção e a forma correta de tratamento.

Após a explanação dos profissionais, foi feito o exame direto (pesquisa de BAAR) em cada um dos pacientes internos e funcionários da clínica.

De acordo com o Dr. Rafael Picardi, o trabalho desenvolvido foi um sucesso e todos os pacientes e funcionários puderam realizar a coleta do exame de rastreamento. Os exames que apontaram qualquer alteração foram encaminhados para avaliação, ou seja, a busca ativa está sendo feita, visando mais agilidade no diagnóstico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos, incluindo os ossos e o sistema nervoso. A doença é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis). A bactéria se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram.

A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento.

Aumentar Fonte
Contraste