SECRETARIA DE SAÚDE É PARABENIZADA PELO BOM DESEMPENHO DOS PROGRAMAS NUTRISUS E CRESCER SAUDÁVEL

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi recebeu congratulações da Superintendência Regional de Saúde de Passos, pelo desempenho exemplar nas ações dos programas NutriSUS e Crescer Saudável.

O NutriSus acontece por meio de 2° ciclos de Fortificação planejados de um ano eletivo em creches publicas. O 1° ciclo é executado no primeiro semestre do ano e 2°ciclo no segundo semestre do ano, com um intervalo de 3 a 4 meses entre eles. Adiciona-se um sachê de 1g diariamente por 60 dias de segunda a sexta feira, em umas das refeições da criança ate finalizar o ciclo de 60 saches. Em seguida, é realizada uma pausa na administração de 3 a 4 meses, após esse período inicia-se outro ciclo de 60 dias seguindo essa sequência até a criança completar 05 anos. Esse programa se iniciou no município em 2017 e desde então vem sendo trabalhado com muito empenho nas creches e CMEIS municipais.

A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes (vitaminas e minerais) em Pó (NutriSus) consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições diárias oferecidas as crianças de 06-48 meses de idade. Os micronutrientes em pó é um sachês de (1g).

Já o Programa Crescer Saudável, funciona como parte das atividades, avaliação antropométrica de todos os alunos dos estabelecimentos escolares. Foram realizadas atividades de educação nutricional diferenciadas para cada faixa etária. Teatro e apresentação de filme “A turma do Cocoricó” apresentando “Vitamina Tutti Frutti” planejado para crianças de até 4 anos de idade.

Em Creches e Cmeis é realizado no horário em que é servido o café da manhã, na sequência realiza-se uma apresentação das frutas, depois a exibição de um clipe, e após essa atividade é preparada uma vitamina de frutas servido no café da manhã, sendo oferecidos também biscoitos e barras de cereais.  Logo, é feita apresentação do teatro de fantoches “Carolina e Rogerinho”. Para as crianças de 4 a 6 anos “1P ao 1º ano”, é realizada uma atividade denominada Amarelinha Nutricional, para esta atividade conta-se com a colaboração dos Educadores Físicos de cada Cmei e Escola do município.

A brincadeira consiste de um jogo tradicional, modificado com perguntas relacionadas à alimentação, onde a criança poderá seguir ou retornar de acordo com sua resposta. Pode sofrer variações de acordo com a interação das crianças. Para 2º e 3º ano é realizada uma atividade denominada Sinal de Trânsito, onde as crianças devem identificar os alimentos que devem ser evitados, os que devem der ingeridos moderadamente e os que são de ingestão livre através da apresentação de embalagem de alimentos que foram solicitados a eles.

Para o 4º e 5º ano, é realizado o inquérito alimentar e na sequência apresentado um banner com a nova pirâmide alimentar, com explanações sobre a alimentação adequada e também a apresentação do banner “Você é o que você come”, relacionado às indicações da pirâmide. Foi criado também um banner com indicações de boas maneiras no refeitório, além de oferecer um lanche saudável. O Crescer Saudável se iniciou no 1º semestre desse ano e já é um sucesso no município.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, comentou estar muito feliz em ver que o trabalho tem trazido bons frutos.

“Este é o resultado do esforço e do trabalho de uma equipe dedicada e que se preocupa com a promoção de saúde de nossos munícipes. Quero agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram com esses programas, e deixo aqui meu compromisso para continuar trabalhando em prol de todos os cidadãos”, comentou.

Ambos os projetos são fundamentais para a garantia de uma nutrição saudável às crianças do município, que buscam potencializar o pleno desenvolvimento infantil na prevenção e controle da anemia e outras carências nutricionais específicas na infância. Oferecendo uma boa educação nutricional, mostrando a importância das práticas saudáveis, incluindo atividade física, alimentação saudável, além de um bom convívio social e lazer.