SECRETARIA DE SAÚDE DE PIUMHI REALIZA TREINAMENTOS PARA EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A Secretaria de Saúde realizou na segunda-feira (30/09), um treinamento com os funcionários do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi. O treinamento aconteceu no período da tarde, nas dependências da Sala de Reunião da Santa Casa, ministrado pela equipe de Vigilância em Saúde.

A enfermeira, Marina Vieira Funchal, abordou sobre o fluxo de atendimento de vítimas de violências, sendo técnica nesse assunto. Também relatou sobre a definição dos casos, notificação, o acolhimento e escuta, o tratamento e o seguimento do fluxo para encaminhamentos necessários para a equipe multiprofissional.

Na ocasião, foi abordada a importância de serem tomadas as devidas providências o mais breve possível da chegada dos pacientes, visando o bem estar dos mesmos.

Além disso, outros aspectos trabalhados na capacitação foram sobre os atendimentos às vítimas de acidente de trabalho, conduzido pela Enfermeira referência técnica do assunto, Keila D. Costa Pereira. O treinamento ressaltou sobre a relevância do acolhimento, notificação e seguimento do fluxo padrão para atendimento as vítimas com acidente de trabalho.

Mesmo os pacientes que sofreram exposição a materiais biológicos, todavia, é necessária a realização medidas adequadas o mais ágil possível, principalmente quando a fonte do acidentado é desconhecida, ou é positiva para as doenças testadas. Foi destacada a importância do controle vacinal dos funcionários admitidos e atualização dos atuantes.

Também foi mencionado sobre a notificação dos casos atendidos de agravos graves, relacionado à saúde do trabalhador, a qualidade do registro das fichas e a importância dos mesmos para compor os dados epidemiológicos do município.

Esses dados serão imprescindíveis para o município, estado e união proporem ações de promoção e prevenção.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Aline Barbosa, este tipo de treinamento vem a agregar em todo atendimento, fazendo com que o paciente não fique muito tempo em exposição e seja logo direcionado ao setor responsável. Vale ressaltar ainda a motivação e responsabilidade dos funcionários.

“A capacitação foi extremamente importante para conscientizar os funcionários da instituição, sobre o fluxo a ser seguido em caso de acidente de trabalho, notificação de violência sexual e agressões de forma geral. Foi um treinamento bastante promissor que vai ter um resultado muito grande para a população já que a porta de entrada sempre é a Santa Casa,” concluiu Aline Barbosa.

Aumentar Fonte
Contraste