Secretaria de Saúde de Piumhi intensifica vacinação contra febre amarela

Neste mês de janeiro, a procura pela vacina contra febre amarela aumentou significativamente na Central de Vacinação. A aglomeração foi intensificada a partir de 18 de janeiro, quando os moradores foram à procura da vacina. Até o momento, já foram aplicadas aproximadamente 800 doses .

Cerca de 200 pessoas estão sendo vacinadas por dia. Isso porque o fornecimento de vacinas está sendo controlado pelo Estado e estão sendo distribuídas de acordo com a necessidade de cada município, de abrangência da Regional de Saúde.

Minas Gerais é o estado de maior índice de Febre Amarela do Brasil. Desde o início deste ano, já foram registrados cerca de 69 casos e 38 óbitos em 18 municípios mineiros. Há ainda 397 pacientes sob análise.

Piumhi recebeu 500 doses da vacina na última semana as quais já se esgotaram.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os funcionários estão trabalhando com a rotina de orientação, pois os moradores devem verificar os cartões de vacinas e quem tiver 02 doses aplicadas e registradas no cartão, não é necessário se vacinar novamente.

Ainda segundo a Secretaria, é de grande importância que todos guardem seus cartões como documento, para não correr risco de receber superdosagem de qualquer vacina. Os idosos acima de 60 anos devem ser avaliados pelo seu médico e ver o risco/beneficio da vacina.

Todo paciente, que procurar a Central de Vacina, deverá levar documentos (Cartão SUS, RG e o cartão de vacina) e quem for viajar para alguma área de risco deverá ser vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem.

SINTOMAS:

Os Sintomas da Febre Amarela são: febre, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver: febre alta, coloração amarelada da pele e branco dos olhos e, eventualmente, choque e insuficiência múltipla dos órgãos.

A Secretaria de saúde orienta aos moradores que caso alguém apresente algum desses sintomas, o paciente deve procurar o médico mais próximo.

COMBATE À DOENÇA:

A transmissão da Febre Amarela se dá através da picada do mosquito Aedes Aegypti (o mesmo transmissor da dengue). Por esse motivo, a prevenção da doença deve ser feita evitando a proliferação do mosquito.

O combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zica vírus deve ser feito constantemente dentro de casa, pois eles são criados em água parada e proliferam-se dentro dos domicílios. Qualquer recipiente como: caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolver-se na água, tornar-se-ão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.

Aumentar Fonte
Contraste