SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE O CÂNCER DE MAMA

A Prefeitura de Piumhi, por meio  da Secretaria de Saúde, realizou nos últimos dois dias palestras para sensibilização da Luta contra o Câncer de Mama, no movimento conhecido mundialmente como “Outubro Rosa”. O encontro, esse ano foi voltado para as professoras da rede municipal, das creches e monitoras e aconteceu no auditório do IFMG.

Segundo a Secretaria de Saúde, Aline Silva Barbosa, o objetivo do evento foi de mostrar às mulheres a necessidade da realização do auto-exame para que aconteça a detectação precoce do câncer de mama e colo de útero, e também informações sobre a realização de exames de mamografia e preventivos de rotina.

Aline ainda contou que será realizada uma  Caminhada no dia 27 de Outubro para encerrar as atividades do “Outubro Rosa”, e neste dia, serão premiados  3 alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais,  vencedores das frases sobre o Câncer de Mama.

“O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido pela simbolização da luta contra o câncer de mama e é o momento certo para intensificarmos as ações que realizamos durante todo o ano com nossas usuárias, reforçando os cuidados que elas devem ter permanentemente com exames preventivos”, salientou.

O prefeito enfatizou que essa campanha precisa ser valorizada, pois muitas mulheres ainda desconhecem a forma correta de se prevenir. “A mulher é o esteio da casa, da família e é uma líder nata. Por causa de tantos afazeres, muitas vezes elas deixam de cuidar da própria saúde e isso é muito sério. Essa campanha tem muita importância, principalmente porque visa a prevenção de uma doença tão grave e assustadora. Espero que todas as mulheres se sensibilizem e façam parte dessa corrente do bem”, comentou Deco.