SAÚDE SE DESTACA COM EXPERIÊNCIA EXITOSA NO CONSELHO DE SECRETARIAS DO ESTADO

 

Na última sexta-feira (10/08), a Secretaria de Saúde de Piumhi recebeu um ofício do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), parabenizando o município pela experiência exitosa encaminhada ao órgão acerca da implantação de treinamentos sobre notificações em acidente de trabalho nas unidades básicas de saúde, pela enfermeira Keila Dayane Costa Pereira.

Keila explicou que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o trabalho dela e não deve ser reduzido a uma relação entre doença e um agente específico; ou multicausal, entre a doença e um grupo de fatores de riscos (físicos, químicos, biológicos, mecânicos), presentes no ambiente de trabalho.

Com isso, entendendo a importância e o vínculo da Estratégia de Saúde da Família com o grupo familiar que é onde o trabalhador de saúde está inserido e é acompanhado, foi implantado treinamentos sobre saúde do trabalhador para os funcionários das Unidades, visando maior preparação e alinhamento desses profissionais das Unidades, para realizar com qualidade as notificações dos casos conhecidos e melhor acompanhamento do paciente referente.

A implantação desses treinamentos com os profissionais da Atenção Primária em Saúde tem o objetivo de proporcionar maior aprimoramento e atualização aos mesmos, uma vez que esses profissionais realizam as notificações dos casos conhecidos, bem como realizam busca ativas favorecendo cada vez a obtenção de dados fidedignos e diminuição dos casos subnotificados.   

Para o desenvolvimento da implantação de treinamentos pela enfermeira referência em Saúde do Trabalhador para os profissionais da rede de atenção primária em saúde sobre notificações em acidente de trabalho, foi realizado uma reunião com os coordenadores das unidades para melhor diagnóstico e alinhamento sobre o assunto.

Após o diagnóstico dos saberes entre os profissionais, a enfermeira referência em saúde do trabalhador desenvolveu os assuntos do treinamento em material multimídia e material resumo impressos, desenvolveu os cronogramas de aplicação em cada unidade de básica de saúde e bem como o cronograma de avaliação.

Para a abordagem do assunto, durante o treinamento, foram usadas apresentações por meio áudio visual, materiais impressos entregue aos participantes e agendamento da sala de reunião de cada Unidade Básica de Saúde.
 
Os profissionais da atenção primária em saúde realizaram no ambiente de trabalho a abordagem de assuntos do cotidiano relacionados com o assunto pautado do treinamento, ocasionando uma troca de experiência entre os saberes e práticas. Melhora do fluxo de comunicação da notificação de acidente de trabalho entre as Unidades Básicas de Saúde e Referência técnica em Saúde do Trabalhador.
 
Diante de disso, verificou-se o aumento significativo da quantidade e qualidade das notificações de acidente de trabalho com a população adstrita. Esse trabalho de notificação e acompanhamento dos casos de acidente de trabalho é fundamental para que a secretaria de saúde do município, quanto o estado e a união possam ter dados fidedignos, e consolidados afins de diagnósticos para desenvolvimento de ações de prevenção e promoção relacionadas à saúde do trabalhador.
 
Na oportunidade a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, pontuou que está muito feliz com esse resultado positivo da experiência, uma vez que o município vem buscando cada vez mais, investir na saúde do trabalhador.
 
Aumentar Fonte
Contraste