PROJETO “VIVA PRA VALER” REALIZA AÇÃO COM O TEMA CÂNCER DE MAMA

A Secretaria de Saúde de Piumhi desenvolve, há quase dois anos, o “Projeto Viva pra Valer”, que é composto por uma equipe multidisciplinar que desenvolve todos os cronogramas e ações do projeto. As reuniões acontecem mensalmente na Academia da Saúde: “Gisele Cristina Lima”, situada na Rua Ari Almada, no Bairro Totonha Tomé, em Piumhi.

Este projeto tem como finalidade monitorar o nível de obesidade e doenças crônicas, prevalentes e ascendentes, na população adscrita. No mês de outubro, no dia 09, no período da manhã, foi realizadas atividades com o tema “Câncer de Mama” e suas formas de prevenção e tratamento.

Os responsáveis pela ação foram o educador físico, Ricardo Soares de Souza, e a nutricionista, Haline Reis, integrantes do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) que ministraram palestra sobre o tema, e ainda tiveram a oportunidade para conscientizar a população sobre o papel da atividade física e da alimentação saudável, com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Totonha Tomé e Dona Tina.

Após as palestras, houve uma roda de conversa com as mulheres da Associação Mulheres de Peito do município, que puderam discorrer seus depoimentos e falar sobre a importância de uma vida saudável para o bem estar e prevenção do câncer de mama.

No término do evento, foi realizada a confraternização de todos os participantes que saborearam o cardápio de lanches saudáveis.

“Acredito que um dos objetivos foi alcançado, pois contamos com boa quantidade de pessoas na palestra, aproximadamente quarenta pessoas. Mas o objetivo maior é que haja mais a participação da população nas ações desenvolvidas, que incluem ações de alimentação saudável e atividade física, visando promover e melhorar a qualidade de vida das pessoas” ressaltou Ricardo Soares.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Aline Barbosa, esse evento foi de fundamental importância, pois tratou de forma específica sobre a alimentação, que pode evitar vários tipos de câncer.

“É um projeto que veio a agregar à população, por isso, mostra a importância de manter a qualidade de vida do cidadão. Se alimentar bem, fazer exercícios para manter uma boa saúde, pode evitar uma série de doenças. É sabido que a maioria dos cânceres são desenvolvidos por stress e falta de cuidado. Por isso, este foi mais um momento bacana realizado com a população, pois estamos desenvolvendo várias atividades relacionados ao projeto durante este mês. Por isso, quem não teve oportunidade de participar ainda, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima e se inteirar do projeto”, destacou Aline.

Aumentar Fonte
Contraste