PREFEITURA REALIZARÁ AÇÕES PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE O OUTUBRO ROSA

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 22 e 26 várias ações em apoio ao movimento do Outubro Rosa, mês em que se busca conscientizar sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Do dia 22 a 26, acontecerá a campanha que busca incentivar as mulheres a realizarem o exame de mamografia. Durante esses dias, serão disponibilizadas 150 mamografias a mais que o número que é disponibilizado habitualmente, e essa cota de exames será dividida para os 10 PSF’s, que ficarão responsáveis por distribuir entre as usuárias dos postos de saúde. Terão prioridade mulheres na faixa etária de 40 a 59 anos, e que faz tempo que não realizam o exame.

No dia 25, acontecerá uma palestra com a Psicóloga Elisa Terra Nogueira, Dra. Larissa Brás e também com o depoimento de uma das participantes do grupo Mulheres de Peito, que passou pelo tratamento de câncer de mama. A palestra será realizada no Salão do São Vicente de Paula, a partir das 13h30.

Dia 26 acontecerá a caminhada a partir das 07:30h com concentração na Secretaria Municipal de Saúde, e também haverá a entrega de premiação aos alunos ganhadores das frases realizadas nas escolas municipais.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, ressaltou que a causa do Outubro Rosa é muito importante, pois busca conscientizar sobre a importância de discutir sobre o tema.

“Precisar incentivar a realização do autoexame e também a mamografia para prevenção e tratamento do câncer de mama. Quanto mais cedo buscar o tratamento, maiores são as chances de cura. Infelizmente o número de mulheres vítimas dessa doença é muito alto, porém ainda há esperança. Lembrando que embora aconteça em menores números o câncer de mama também pode atingir os homens, por isso é importante realizar ações que busquem informar e orientar todas as pessoas acerca desta doença. Contamos com a adesão de todos os piumhienses à campanha”, destacou Aline.