Prefeitura realiza treinamento para equipe que irá trabalhar no “Caminhão Expresso da Vida”

Na manhã de ontem (14/3), a Secretaria de Saúde realizou um treinamento com as enfermeiras das Unidades de Saúde, membros do Conselho de Saúde e funcionários da Santa Casa de Piumhi, com o intuito de informar e conscientizar profissionais e autoridades sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama, através dos exames de mamografia que serão realizados no “Caminhão Expresso da Vida”, através da campanha “Buscando Vida”.

Estiveram presentes o prefeito Adeberto José de Melo, Deco, o vereador Antônio Fernando Gomes, Fernando Detetive, a secretária de saúde, Aline Silva Barbosa, a coordenadora de Psf’s, Rosane Crispiano, Paulo César Alexandre Borges, representante do Instituto Avon – Parceiro do Hospital do Câncer, Herlan Rodrigues Vilela, gestor comercial da Santa Casa de Passos, além de Fabiana Marques, Assistente Social do Hospital do Câncer e Coordenadora do Programa Buscando Vidas, que ministrou o treinamento dos profissionais.

O prefeito Adeberto José de Melo, Deco, falou da importância de ofertar esse serviço à população. “Sabemos da importância de as mulheres buscarem esse atendimento com o médico e de fazer o exame de mamografia como prevenção. As mulheres precisam ter acesso à realização de uma mamografia com qualidade. Isso irá influenciar diretamente os dados que revelam um melhor prognóstico da doença. A unidade móvel irá auxiliar nos atendimentos. Estamos trabalhando, para oferecer uma saúde ainda com mais qualidade, para a população”, afirmou o prefeito.

Nos próximos dias, serão realizados os exames de mamografia no caminhão “Expresso da Vida” para mulheres acima de 40 anos, que residem na Zona Rural. O veículo estará estacionado em frente à “Saúde da Mulher”, entre os dias 27/03 a 07/04, no horário comercial de 08 as 12 horas e de 13 as 17 horas.

Na zona urbana, os exames serão agendados pela Unidade de Saúde, onde a paciente é cadastrada e, posteriormente, a data da realização do exame será comunicada pelo setor da “Saúde da Mulher”. No total, serão disponibilizados 320 exames.