PREFEITURA REALIZA AÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE

A Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último domingo (16) uma ação de saúde, na feira-livre, onde profissionais do PSF José Martins estiveram presentes aferindo pressão, glicose e fazendo uma panfletagem sobre a importância de se doar sangue.

A iniciativa tem colhido bons frutos, pois muitos moradores já se dispuseram a fazer a doação. Para essa sexta-feira, 15 vagas já foram preenchidas, entre outras datas que também várias pessoas já foram cadastradas para doar. De acordo com a Secretaria, a ação visa conscientizar a todos, pois quanto mais pessoas puderem realizar essa ação, melhor é para quem precisa, tendo em vista que existem vários tipos sanguíneos e é necessário ter um bom estoque de cada um deles.

Além disso, a população mundial tem sofrido muito com problemas relacionados à pressão arterial e glicose, sejam elas em níveis muito baixos ou altos, essa ação desenvolvida pela secretaria serviu também para conscientizar sobre este fato, com profissionais qualificados que fizeram o aferimento da pressão, e quando necessário orientaram as pessoas a procurarem um médico para receberem o tratamento preciso.

De acordo com a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, essas ações são de suma importância para toda a população.

“Precisamos cada vez mais trabalhar a conscientização das pessoas a cerca de temas relacionados à saúde. Temos que nos conscientizar de que quanto mais cedo os diagnósticos mais eficazes são os tratamentos, e também ter a consciência de que doar sangue é doar vida. Muitas pessoas dependem dessa doação para viver e não custa nada doar”, comentou Aline.

De acordo com o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esse trabalho tem muito a ajudar a própria população pois a qualquer momento, podem precisar.

“É de suma importância essa ação de conscientização, pois quem ajuda pode um dia precisar. É muito gratificante ajudar o próximo e é preciso muito pouco para isso. Pensar que a boa ação de doar um pouquinho do sangue e poder salvar uma vida, não tem preço. Por isso, todos devem se sensibilizar e ser um doador”, comentou o prefeito.

Para quem se interessar em realizar este ato nobre, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 99996-4164 ou no endereço, Rua Arthur Rodrigues da Costa nº 157. Lembrando que todo trabalhador tem direito a 1 dia de folga a cada 12 meses de trabalho para doação voluntária de sangue.

O hemocentro fica localizado em Passos e quase todas as sextas-feiras uma van sai de Piumhi levando as pessoas gratuitamente que fizeram a inscrição com antecedência.