PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI ADERE AO NOVO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Durante esse mês, as Secretarias de Saúde e Educação de Piumhi, se uniram para realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola. No total serão desenvolvidas 12 ações nas escolas em parcerias com os PSFs e as Equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

O atual programa visa ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública levando em consideração o respeito à diversidade sociocultural de cada área do município.

Entre as ações estão o combate ao mosquito Aedes aegypti; a promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; o Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; a Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; a Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; das violências e dos acidentes; a identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; a promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; a promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

As atividades foram iniciadas no último dia 22 de junho, no CESEC Sebastião Gonçalves da Silva, onde foi desenvolvida avaliação nutricional, estímulo a práticas corporais, atividade física e aferição de pressão arterial, com o apoio das nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Nesta primeira etapa foram avaliados aproximadamente 40 alunos com encaminhamentos dos resultados alterados.