PREFEITURA ENTREGA MOTOS PARA O PSF RURAL

Durante a última semana, o prefeito Adeberto José de Melo (Deco) e a secretária de saúde Aline Silva Barbosa, entregaram as cinco motos adquiridas para o Programa Saúde da Família (PSF) Rural aos agentes. As motos substituídas, serão destinadas para o serviço de saúde do município.

O programa Saúde da Família realizado na Zona Rural tem a vantagem de que os agentes conhecem a fundo todos os pacientes, conseguindo, cada um deles, atender de 150 a 200 pacientes por mês, realizando uma visita a cada residência a cada trinta dias, e se houver demanda o número aumenta.

Outra vantagem é a de que as famílias podem ter os primeiros atendimentos em casa, não precisando se deslocar até a cidade para medir pressão, trazer exames, marcar consultas, pegar receitas entre outros.

A zona atingida pelo PSF Rural de Piumhi está divida em nove micro-áreas, sendo a primeira composta por mimoso, Almeidas, Farias, Chafarias, Lagoa Grande, parte de Maracujá e Confusão; a segunda Motas, Água Limpa, Ouro Verde, Courisco, Coito e Mata da Lagoa; a terceira Lagoa dos Martins, Patrimônio, Campo Alegre I e II, Matinha, Córrego do Meio, Pindaíbas, Curtume; a quarta Mutuca, Mata dos Rosas e Aterro.

Já a quinta micro-área pe composta por Laranjeira, Paciência, Ponte Alta, Terrinha, Água Limpa, Jacú, Córrego da Porteira, Contendas, Taquarim, Aeroporto e Campos; a sexta traz a Mata das Capoeiras, Quilombo, Mutuca, parte do Maracujá e Cachoeirinha; a sétima engloba Araras, Diamante, Córrego do Cavalo, Rochedo; a oitava Bom Sucesso, Roseiras, Quarteis, Camilos, Poço Azul e Mutambo e a nona Penedos.

Segundo Aline o PSF Rural conta, na atualidade, com oito agentes, os quais fazem visitas em toda zona rural de Piumhi para marcação de consultas, entregar resultados de exames entre outras coisas designadas a eles.

“A renovação da frota foi muito importante, tendo em vista que a área é extensa e os agentes devem ter condições e segurança para se locomoverem até a casa dos pacientes”, pontuou a secretária.

Ela explicou que a frota já deveria ter sido trocada, uma vez que ela foi adquirida em 2005, mais de dez anos de uso dos veículos.

Na oportunidade o prefeito Adeberto José de Melo, Deco, enfatizou que “prioriza a qualidade e bem estar da população, por isso a renovação da frota do município, garantindo e oferecendo segurança aos funcionários públicos que utilizam do meio para prestação de serviços de qualidade,” afirmou.

Recentemente a prefeitura fez a aquisição de uma Fiat Strada para o setor de Obras, uma Sprinter Van, a qual foi doada pela Câmara Municipal utilizada na saúde, um ônibus Scânia também para o setor de esporte e turismo, quatro veículos Gol e um micro-ônibus Marcopolo para Saúde, uma Toyota Corolla e um caminhão basculante Iveco para o setor de agricultura.