PREFEITURA DISPONIBILIZA VACINA DE FEBRE AMARELA PARA POPULAÇÃO

A Prefeitura disponibiliza constantemente a vacina contra a febre amarela durante todo o ano para a população. Apesar de Piumhi não se encontrar em estado de risco como muitos municípios de Minas Gerais, a vacina é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos que habitam em regiões de risco e para pessoas que habitam em áreas urbanas e vão viajar para regiões afetadas pelo surto. Os pacientes maiores de 60 anos, gestantes e que estão em tratamento quimioterápico, deverão ter orientações médicas.

As pessoas que não vacinaram na campanha realizada no ano passado pela Secretaria de Saúde podem procurar a Central de Vacinas, na Praça Doutor Avelino de Queiroz, 161, de segunda a sexta-feira, das 07 ás 17hs munidos de documentos pessoais e cartão de vacina para atualização se necessário.

É importante lembrar que todo paciente, que procurar a Central de Vacina, deverá levar documentos (Cartão SUS, RG e o cartão de vacina) e quem for viajar para alguma área de risco deverá ser vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem.

Os pais devem ficar atentos com o calendário de vacinação dos filhos. A vacina de febre amarela pode ser aplicada a partir dos 09 meses de idade até 59 anos e é uma única dose em toda vida.

Qualquer dúvidas ligar na central de vacina 37 3371 9229.

TRANSMISSÃO

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por artrópode, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

Ela é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti e também do mosquito Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

A única forma de evitá-la é através da vacinação. Os sintomas iniciais incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos e hemorragia. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa ou de animais a pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

COMBATE À DOENÇA

A transmissão da Febre Amarela se dá através da picada do mosquito Aedes Aegypti (o mesmo transmissor da dengue). Por esse motivo, a prevenção da doença deve ser feita evitando a proliferação do mosquito.

O combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zica vírus deve ser feito constantemente dentro de casa, pois eles são criados em água parada e proliferam-se dentro dos domicílios.