Prefeitura aumenta cerca de 50 mil em repasse para Santa Casa de Piumhi

O prefeito Adeberto José de Melo (Deco) assinou, na última sexta-feira (24-02), o convênio para o atendimento de emergência da população da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi. O convênio foi assinado na companhia da gerente-administrativo Márcia Arantes e o provedor da Santa Casa José do Ismar.

A renovação do convênio financeiro entre a Prefeitura de Piumhi e a Santa Casa foi realizada com valores reajustados. Até dezembro, os repasses mensais do município estavam fixados em R$ 114 mil, no entanto, o valor passou para R$ 150 mil em janeiro deste ano e, a partir de agora, foi fixado em R$ 162 mil. Um aumento de R$ 48 mil.

A verba será utilizada para o custeio de materiais, medicamentos e pagamento de honorários dos médicos plantonistas que atuam na Unidade de Pronto Atendimento Padre Alberico de Souza Santos, para melhor atender as demandas. A Santa Casa de Misericórdia realiza, mensalmente, cerca de 4,5 mil atendimentos de urgência/emergência.

De acordo com Márcia Arantes, apenas um médico tem atuado nos plantões durante a semana, com o reforço de mais de um profissional apenas em uma escala de 12 horas aos sábados e domingos. O acréscimo no repasse irá possibilitar a contratação de mais um profissional, para atender os serviços de segunda-feira a sexta-feira.

De acordo com Deco, o aumento foi analisado pela administração e concedido a partir deste mês, tendo em vista a grande importância que a Santa Casa tem para o município.
“Nós estamos acompanhando de perto a situação da Santa Casa e vamos unir forças para conseguir fazê-la funcionar de forma ordenada e coerente. Não mediremos esforços para que isso aconteça. Certamente, conseguiremos mais recursos para a entidade e todos os problemas serão sanados”, ressaltou Deco.