Prefeito se reúne com Secretário Estadual de Saúde para resolver o problema da Santa Casa

Na última quinta-feira (02/02), o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco) esteve com o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, para resolver o assunto sobre o repasse do Governo Estadual para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi.

Há mais de uma semana a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa está fechada por falta de recurso financeiro, o que tem prejudicado toda população.

Ciente dessa situação, o prefeito mobilizou autoridades ligadas à cidade, para que o problema fosse resolvido o mais rápido possível. Sendo assim, o Deputado Cássio Soares esteve na entidade na última segunda-feira (30/01), juntamente com vereadores de Piumhi, presidentes de entidades e diretores da Santa Casa.

Na oportunidade, foi agendado para o dia 02/02, através dos esforços do Assessor do Vice-Governador, Frank Almada, juntamente com o Deputado Cássio Soares, uma audiência com o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, em Belo Horizonte, para que fosse encontrada solução para a reabertura da UTI e demais necessidades da Santa Casa.

Estiveram presentes na reunião na Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com Prefeito Deco, o Provedor José do Ismar, a Diretora Administrativa da Santa Casa, Marcia Arantes, o Ex-Subsecretário de Saúde Razível, o Deputado Estadual Cássio Soares, o assessor do vice-governador, Frank Almada e vereadores de Piumhi.

Na reunião, foi explanada ao Secretário a atual situação da Santa Casa, que tem recebido apenas o repasse por parte do convênio firmado com a Prefeitura Municipal, que desde a nova administração já foi repassado mais de R$700 mil à Santa Casa. Mas o valor é insuficiente para manter os custos diários da entidade, que necessita urgentemente de repasse do Governo Estadual, o que não tem acontecido.

O Secretário, Sávio Souza Cruz, se sensibilizou com a situação e afirmou com afinco e presteza que, tão logo, o Governo vai se empenhar e repassar o valor necessário para cobrir os custos da Santa Casa de Misericórdia.
Após a reunião na Secretaria do Estado de Saúde, o Prefeito se encontrou com o Subsecretario de Governo (Segov), Marco Antônio, na sede do BDMG, e mais uma vez falou sobre os problemas da Santa Casa. Participou também da reunião o deputado estadual Emidio Alves Madeira Júnior, Emidinho madeira. Na ocasião, foi concedida a quantia de mais de R$200 mil reais à entidade. O valor será repassado na próxima semana.

De acordo com Deco, os trabalhos em prol da Santa Casa vão continuar.