PREFEITO CONQUISTA EQUIPAMENTOS PARA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM PIUMHI

PIUMHI ESTÁ ENTRE AS 47, DOS 853 MUNICÍPIOS DE MINAS, QUE RECEBERÃO OS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE

Na manhã desta quarta-feira (12), o Prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco), assinou o termo responsabilidade para o recebimento da I Etapa da Entrega Descentralizada de Equipamentos para Unidades Básicas de Saúde para o município. Foram entregues 1.062 equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 47 municípios mineiros. O investimento é de R$ 2,1 milhões e contemplará 50 UBSs.

O objetivo é garantir que as unidades de saúde tenham os equipamentos mínimos para instalação e funcionamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, com isso, possam permitir a ampliação do acesso e da qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram entregues 50 oftalmoscópios, 50 aspiradores de secreção, 50 carros para uso hospitalar (carro de emergência), 52 detectores fetais, 50 desfibriladores (DEA), 50 câmaras de conservação 100-150 litros, 50 câmaras de conservação 300-350 litros, 123 carros maca, 52 mesas ginecológicas, 50 cadeiras de roda para obeso, 50 eletrocardiógrafos, 210 mesas clínica e 225 impressoras.

A cerimônia aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde estiveram presentes, além do Prefeito Deco, o Governador de Estado, Fernando Pimentel, o presidente da Câmara Municipal de Piumhi, Antônio Fernando Gomes, entre outras autoridades políticas.

Na oportunidade o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, destacou o empenho do governo em conseguir proporcionar os melhores serviços à população mineira.

“Esses 47 municípios estão tendo essas unidades básicas equipadas de forma a permitir que a estratégia de saúde da família possa ser implementada com conforto, equipamentos, enfim, de forma mais eficiente. Nós estamos consolidando uma estratégia que foi traçada em 2015 e que estabeleceu critérios e a documentação necessária para os municípios cujas UBSs precisavam ser equipadas se credenciarem para receber esses equipamentos”, explicou.
A Prefeitura Municipal de Piumhi recebeu os materiais através da Resolução SES/MG número 3771/2013, a qual beneficiou o município com 22 equipamentos utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde que serão encaminhados ao PSF Maria Rezende.

“Para nós é uma grande alegria honrar nossos compromissos na área da saúde. Esses equipamentos que conquistamos beneficiarão diretamente a população dos bairros em diversos atendimentos. Somos gratos de fazer parte das 47 cidades que foram beneficiadas nessa 1 etapa das entregas dos equipamentos. Temos muito o que conquistar para nossa cidade, mas em pouco mais de 100 dias de mandato, já vemos uma grande evolução na área da saúde. Não mediremos esforços para que a cidade caminhe sempre em direção à evolução”, ressaltou Deco.