PIUMHI TEM O 3º MAIOR ÍNDICE DE CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DA REGIÃO

Como forma de reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados nas áreas da saúde e assistência social de Piumhi, o município ficou entre as 3 cidades com maior índice de cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família da regional de Passos, no segundo semestre de 2018 do Programa Bolsa Família na Saúde.

Nesse programa, as equipes de saúde da família acompanharam as condicionalidades dos beneficiários, atingindo o índice de 94,46%, alcançando assim o terceiro maior percentual de acompanhamento dentre as cidades que pertencem a Regional de Saúde de Passos.

Conforme o Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, o Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com a finalidade de promover seu acesso aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. O PBF é realizado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social através de condicionalidades.

A agenda de saúde do PBF no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização das crianças menores de 7 anos. Assim, as beneficiárias mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família garante o acesso ao direito à saúde às famílias em situação de maior vulnerabilidade ou risco social, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuindo para a sua inclusão social e melhores condições de saúde e nutrição. Na atualidade o programa atende cerca de 2.849 pessoas na atualidade.

A secretária de saúde Aline Barbosa parabenizou a todos os envolvidos direta ou indiretamente no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família pelo esforço dedicado a garantir o acesso ao direito à saúde às famílias em situação de maior vulnerabilidade ou risco social, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuindo para a sua inclusão social e melhores condições de saúde e nutrição.