FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM ARBOVIROSES

Enfermeiros da Secretaria de Saúde participaram de uma capacitação, fornecida pela Superintendência Regional de Saúde de Passos, onde aprenderam mais sobre arboviroses: dengue e vacinação de febre amarela.

Ao todo, dez funcionários participaram dessa capacitação, sendo cada um responsável por um PSF de Piumhi. O encontro foi realizado no Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Passos, no bairro Belo Horizonte, em Passos.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, explanou que essa capacitação foi de suma importância para que os profissionais estejam cada vez mais atentos e capacitados para identificar, compreender e auxiliar no combate a essas doenças transmitidas pelo mosquito da dengue.

“Essa ação acontecce em um momento em que diversas cidades da região têm enfrentado problemas relacionados ao aumento de casos dessa doença. Estamos trabalhando arduamente em diversas ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, pois queremos assegurar a população de que todos os nossos esforços estão voltados para o bem estar de cada um dos munícipes”, ressaltou Aline.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos.

Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre Chikungunya, dengue e febre amarela.