DOIS CAMINHÕES DE LIXO SÃO RETIRADOS APÓS MUTIRÃO NO BAIRRO SÃO FRANCISCO

A Secretaria Municipal de Saúde Piumhi, juntamente com o Departamento Municipal de Obras e Transporte, realizou um mutirão de limpeza para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, no bairro São Francisco, em Piumhi. Ao todo foram retirados dois caminhões de inservíveis.

A ação se deu por meio da cooperação dos Agentes de Endemias, sendo recolhidos alguns materiais como plásticos, vasilhas e descartáveis. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos aos moradores do bairro, com orientações sobre o combate ao vetor das arboviroses – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, são fundamentais para o controle do mosquito.

Medidas bem simples podem prevenir várias doenças.

Seguem as orientações do Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do mosquito.

• Tampe os tonéis e caixa d’água.
• Mantenha as calhas sempre limpas.
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
• Mantenha lixeiras bem tampadas.
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.