CENTRO DE REABILITAÇÃO E HIDROTERAPIA DE PIUMHI RECEBE VISITA TÉCNICA DE LAGOA DA PRATA

O Centro de Reabilitação e Hidroterapia José Rodrigues de Castro “Zé Bibica” de Piumhi recebeu na última segunda-feira, 05, uma equipe de profissionais do município de Lagoa da Prata, com o objetivo de conhecer o espaço físico e organização do processo de trabalho do mesmo.

O principal intuito da visita técnica foi de ter como referência esse espaço, para a construção do serviço de fisioterapia em Lagoa da Prata. O Centro de Reabilitação de Piumhi é renomado em toda abrangência da região, devido ao espaço físico e atendimentos prestados a população.

A equipe foi recebida pela coordenadora do serviço, Marisa Ferreira, onde estavam presentes ainda, o vereador Olair Dias de Castro (Preto), a Coordenadora da Fisioterapia, Juliana Castro Couto Maciel, e a fisioterapeuta, Thamara Moura Pereira.

Marisa Ferreira contou que os visitantes ficaram encantados com o serviço prestado em Piumhi, parabenizando a coordenação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Administração pela excelência nos serviços prestados.

O Centro de Reabilitação e Hidroterapia existe há 7 anos, sendo uma obra com 485,71 m², com recepção, sala de espera com banheiros adaptados para deficientes físicos, sala de consulta fisioterapêutica, sala de agendamento, sala de neurologia para atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas.

Também possui uma sala de cinesioterapia onde os pacientes realizam exercícios, duas salas de eletroterapia, com box individual, para privacidade aos pacientes durante o tratamento, sala de hidroterapia composta com vestiários e banheiros masculino e feminino; com uma piscina de 23,40 m², totalmente aquecida com duchas de hidromassagem.

O Centro conta com 10 fisioterapeutas, prestando atendimentos nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia, geriatria, reumatologia, atendimentos domiciliares e hidroterapia, que é uma modalidade de fisioterapia onde os exercícios terapêuticos são realizados em piscina aquecida.

Durante o mês, são realizados aproximadamente 1.800 atendimentos de fisioterapia. Além disso, o trabalho possui dois veículos que realizam o transporte dos usuários para os atendimentos fisioterapêuticos. O serviço de transporte conta com dois auxiliares dando apoio aos usuários.

A coordenadora, Marisa Ferreira, explicou como é o processo de agendamento para o tratamento de fisioterapia. Neste caso, o paciente deve procurar o serviço de fisioterapia com encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS), para agendamento. No ato, é realizada a triagem pelo profissional da área, para definição da agenda, ou seja, de acordo com a patologia é agendado nas áreas de ortopedia, hidroterapia e neurologia.