CAMINHÃO “EXPRESSO DA VIDA” SE DESPEDE DE PIUMHI

Na última sexta-feira, 07, foi o último dia que o “Caminhão Expresso da Vida” realizou as mamografias em mulheres acima de 40 anos, inicialmente, que residem na zona rural de Piumhi. O veículo ficou estacionado em frente à Saúde da Mulher e o atendimento foi do dia 27 de março a 07 de abril. Trezentos e vinte exames foram realizados entre esses dias.

Segundo a Secretaria de Saúde de Piumhi, essa campanha teve como objetivo a prevenção do câncer de mama e, por isso, é prioridade o atendimento às mulheres da zona rural, as quais têm menos acesso à saúde e as que se encontram em faixa etária preconizada. Ainda foram feitos 19 exames de pacientes de Doresópolis.

Após a realização dos exames, assim que o resultado ficar pronto, os pacientes são orientados de acordo com o seu caso, sendo as pacientes com exames alterados, encaminhadas para a Santa Casa de Passos para seguir tratamento específico.

A secretaria enfatizou que durante toda a campanha, além da realização das mamografias, aconteceu o cantinho da beleza com maquiagem, sobrancelha e corte de cabelo; palestra com a enfermeira Daniela Castro de Faria sobre o “Programa Buscando vidas”; atividades físicas com fisioterapeuta; lanche; avaliação com dentista, além de cada mulher ganhar um brinde de uma toalha de boca com o símbolo do câncer de mama.

Durante todo ano, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o exame de mamografia a pacientes da zona urbana e rural, por meio de agendamento prévio na Central da saúde, na Praça Dr. Avelino de Queiroz e a espera dura cerca de uma semana, com 350 exames realizados todo mês. Mais informações podem ser dadas pelo telefone 3371-9260 ou na própria sede da Saúde da Mulher localizada na Praça Guia Lopes, 242.

Aumentar Fonte
Contraste