PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO ARARAS SERÁ APRESENTADO EM PIUMHI

Na próxima quinta-feira (13), acontecerá na Câmara Municipal de Piumhi, uma reunião para apresentação do Projeto de revitalização do Ribeirão Araras. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Piumhi.

Na oportunidade, acontecerá a assinatura de carta de intenção e adesão voluntária com os produtores rurais interessados em participar do projeto.

O Programa Produtor de Águas tem como objetivo aumentar a produção de água na área de abrangência do projeto a partir de técnicas de conservação de solo e água que possibilitariam uma vazão regular da água nas diferentes estações do ano.

Também faz parte do projeto a restauração e conservação de APP’s e reservas florestais, a implantação do saneamento ambiental rural para coleta e tratamento de lixo e esgoto; mobilização, capacitação e educação ambiental; pagamento por serviços ambientais e produtores rurais nos termos do Programa Produtor de Água.

São membros da Unidade Gestora de Projeto (UGP) do Projeto Araras: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE; Prefeitura Municipal de Piumhi; Câmara Municipal de Vereadores; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER; Ministério Público; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG; Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA; FAEMG.

O Instituto Estadual de Florestas – IEF e Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM também irão integrar o grupo técnico do Projeto.