PRIMEIROS NÚMEROS DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SÃO DIVULGADOS EM PIUMHI

Na tarde de hoje, 10, o setor de endemias de Piumhi divulgou os primeiros números de cães e gatos vacinados na primeira semana da Campanha Antirrábica do município. A vacinação acontece entre os dias 03 e 31 de julho e está sendo realizada de 08 às 17hs, em vários pontos. As localidades a serem visitadas pelos agentes serão anunciadas nas rádios com antecedência.

A campanha está sendo coordenada pelo setor de endemias, zoonose e agentes do PSF rural. Nas localidades rurais será anunciado via rádio o dia em que a região receberá a visita dos agentes, no período da manhã. É importante que os proprietários deixem as porteiras abertas e os animais presos para aperfeiçoar o trabalho.

A vacinação é restrita para cães e gatos, acima de 3 meses de idade e na ocasião, as fêmeas prenhas, não serão vacinadas. A vacinação do animal é realizada somente nos pontos definidos e em hipótese alguma serão fornecidas vacinas para os proprietários levarem para casa. Todas as exigências citadas são impostas pelo Ministério da Saúde e fiscalizadas pela SRS.

Até o momento foram vacinados 2472 cães na zona rural e 1045 na zona urbana, somando 3517 cachorros. Já gatos foram 213 na zona urbana e 120 na zona rural, totalizando 333 felinos. Ao todo já foram vacinados 3850 cães e gatos no município.

A meta de vacinação, proposta pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) para o município na campanha deste ano, é de 7.305 cães e 956 gatos a serem vacinados. Para desenvolver as atividades estão empenhados a Equipe de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Imunização e coordenação dos PSF’s.

No sábado, 08, aconteceu o mutirão, onde foram vacinados os cães e gatos da zona urbana de Piumhi das 08 às 17hs, nos seguintes pontos: PSF Bossuet Costa (Atalaia); Parque de Exposições “Praça de alimentação” (Cruzeiro); PSF João Guilherme “Tó” (Eliza Leonel); PSF Maria Rezende (Alvorada); Estacionamento da CANEX (Nova Piumhi); Poliesportivo (Novo Tempo); CRIATI (Pindaíbas); PSF Inhô Firmino (Lagoa de Trás) e na Vigilância em Saúde (Centro).

Outras informações podem ser requisitadas na Vigilância em Saúde/Endemias Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75 – Centro 3371-9255.

Deixe uma resposta