PREFEITURA DE PIUMHI APOIA REALIZAÇÃO DA 15ª EDIÇÃO DO CONCURSO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA

Pela primeira vez Piumhi sedia a edição do Concurso Regional de Qualidade do queijo minas Artesanal Canastra. Essa é 15ª edição da competição que acontecerá no dia 03 de maio, no Pavilhão do Chopp no Parque de Exposições Tonico Gabriel. A recepção dos queijos acontece pela manhã do dia 03, com início do julgamento do concurso ás 14h e os campeões devem ser premiados por volta das 15h30.

A realização é da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , SEAPA, por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural, EMATER e do Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, contando com o apoio da prefeitura Municipal de Piumhi, Prefeitura Municipal de Bambuí, Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, IFMG Campus de Bambuí.

Durante o concurso irá acontecer também o lançamento do convênio que visa estimular a produção com qualidade sanitária, valorização, promoção e divulgação entre os consumidores do Queijo Minas Artesanal nas cidades produtoras da região Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Segundo os coordenadores do evento podem participar do concurso apenas produtores cadastrados no IMA ou registrados no Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal, SISBI.

Cada participante pode concorrer com duas peças de queijo, as quais devem ter acima de 15 dias de maturação, a consistência deve ser semidura a macia, manteigoso, textura compacta, cor branca amarelada, sabor ligeiramente ácido, não picante, crosta fina, amarelada sem trincas, formato cilíndrico de bordas reto-arredondadas de 15 a 18 centímetros e pesar entre 1 quilo e 1,200 quilos.

Os cinco primeiros classificados irão participar da mostra técnica dos campeões das regiões produtoras mineiras, recebendo troféu e certificado, sendo avaliados pela comissão julgadora pela apresentação do queijo, sua cor, textura, consistência e paladar, considerando os aspectos exteriores e do corte, além do aroma.v