PREFEITO PRESTIGIA REABERTURA DA UTI DA SANTA CASA DE PIUMHI

Na segunda, 01, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Piumhi foi reaberta, após quatro meses sem funcionamento. O prefeito Adeberto José de Melo, o Deco, esteve presente na solenidade.

Ainda participaram da reabertura o médico responsável pela UTI Elton Henrique Alves, a gerente administrativa Márcia Dornela, o provedor da Santa Casa José Soares de Melo além de funcionários e médicos do local.

Na época em que parou de funcionar, Márcia explicou que seria por dificuldades financeiras, alegando que os atendimentos feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na UTI custam em média R$ 1,2 mil por paciente. O Estado repassa R$ 472 por paciente.

Na reabertura ela explicou que a UTI foi toda reformulada com a melhoria dos equipamentos, disposição dos medicamentos entre outros. No entanto, ela alertou sobre os gastos e reforçou que conta com repasses do Estado para mantê-la funcionando. “Se o repasse não vêm à instituição não tem como mantê-la sozinha e pode ter que optar por quais serviços manter”, ressaltou Marcia.

Segundo a gerente administrativa é necessário aumentar a rotatividade de pacientes, a produtividade do bloco cirúrgico e estadias para que assim haja verba suficiente para manter todos os serviços.

Ela afirmou que a Santa Casa pretende trabalhar com todos os convênios, atendendo a população de Piumhi e região, oferecendo um hospital de alta resolubilidade.

Márcia contou ainda que ganhou cinco camisas autografadas do Cruzeiro Esporte Clube e duas do Clube Atlético Mineiro, as quais serão rifadas, pela loteria federal, em data ainda a confirmar.

A gerente explicou que o contemplado ganhará as 7 camisetas e o dinheiro arrecadado será utilizado pela Santa Casa da maneira mais viável possível.

Na oportunidade, o prefeito reafirmou o compromisso com a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi e disse estar em constante contato com os governos estadual e federal, para que os recursos sempre cheguem à Santa Casa.

“A Santa Casa presta um papel extremamente importante em nossa cidade e por isso merece nossa atenção diária. Sempre que cumpro agenda em busca de recursos, a Santa Casa está entre meus pedidos. Já conseguimos este ano alguns repasses e estamos em constante busca para auxiliar a entidade nos atendimentos à população. Essa reabertura da UTI muito nos alegra e nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, comentou Deco.