PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DO CONCAFÉ

Na segunda-feira, 03, o prefeito municipal de Piumhi Adeberto José de Melo, o Deco, participou de uma assembleia geral do Consórcio Público para o Desenvolvimento do café no Sul e Sudoeste de Minas na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro. Na oportunidade, foi eleito o novo presidente do ConCafé.

Estiveram presentes representantes de 32 municípios consorciados e demais do Sul e Sudoeste de Minas, o prefeito de Piumhi, Deco, a coordenadora do setor de Agricultura de Piumhi Helenice Miranda, o deputado estadual Emidinho Madeira entre outras autoridades.

Foi decidido na votação que o prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião César Lemos, o Tião Nara será o novo presidente do ConCafé, conduzindo as ações do consórcio pelo biênio 2017/2019.

Em sua fala, ele pontuou que tem como meta planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do café nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

O Consórcio foi criado pelo deputado estadual Emidinho Madeira, com objetivo de fomentar o marketing dos cafés, das pessoas e das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, usando da difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e promover a interlocução setorial para consolidação do desenvolvimento da região.

O deputado lembrou que o ConCafé não foi criado para ocupar espaço de outros órgãos de representação da cafeicultura. “É o contrário. Nossa intenção é trabalhar em bloco e ampliar a representatividade do setor. Os prefeitos precisam reconhecer o cafeicultor como empresário e empreendedor, que gera renda e emprego e movimenta a economia em seus municípios. Todos os governos, os anteriores e o atual, seja de Minas ou do Brasil, possuem uma dívida enorme com o setor rural, o qual tem sustentado a economia brasileira há muitos anos. Temos de nos unir, todos os prefeitos da região, juntamente com os seus deputados estaduais e federais, sem cor partidária, e fazer uma defesa plena da cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas. Estamos aqui com 32 municípios presentes. Temos uma força política e econômica muito grande e não há reivindicação que a gente não consiga estando unidos. Precisamos construir uma política cafeeira para o nosso Estado e para isso é de suma importância que todos os municípios oficializem sua adesão ao ConCafé”, ressaltou.

Na oportunidade, Deco ressaltou que é de grande valia a existência do consórcio para a região, como também de Piumhi estar inserido nele, uma vez que o café é muito importante para nosso município, possuindo um mercado amplo e com geração de muitos empregos e renda para a cidade. Daí a importância de os cafeicultores estarem sempre atentos e atualizados quanto ao mercado do produto, de maneira a desenvolver cada vez mais nossa região.