PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DA CRIAÇÃO DO MOVIMENTO CONEXÃO SUDOESTE

Iniciado em maio de 2015 em Passos e envolvendo 11 municípios do Sudoeste de Minas, o Programa LIDER do Sebrae agora se chama Conexão Sudoeste. Após a realização do rito de passagem na última sexta-feira (02/06) o grupo gestor se prepara para a instituição de uma Agência de Desenvolvimento Regional. O objetivo é agregar novos parceiros que assumam junto ao grupo a missão de transformar a Região Sudoeste de Minas no melhor lugar para se viver no Estado.

Já participam da iniciativa o Sebrae/MG, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG, EMATER/MG, UEMG, Sicoob Saromcred, Sicoob Nossocredito, Votorantim Metais, Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, entre outros.

Atualmente, já assumiram o compromisso de mudar a realidade da região, representantes dos municípios de Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Roque de Minas.

No início de 2016 foi elaborado um plano de desenvolvimento baseado no diagnóstico realizado pelo grupo. “Depois de vários estudos e confrontações foi estabelecido um plano, baseado nas vocações regionais, articulado em três eixos estratégicos: Agronegócios, Turismo e Educação/Inovação/Tecnologia. O objetivo é promover ações que resultem na melhoria de vida da população do Sudoeste de Minas”, explica Fabiana Rocha, analista do Sebrae/MG.

Presente na cerimônia de lançamento do Conexão Sudoeste, o prefeito de Piumhi e presidente da AMEG, Adeberto José de Melo, o Deco, salientou a importância do esforço coletivo em prol do desenvolvimento regional.

“Quando nós unimos as forças através de lideranças que enxergam as necessidades de suas comunidades e se apresentam voluntariamente para solucioná-las, as chances de conseguirmos os melhores resultados aumentam significativamente. Nós temos muitas vocações econômicas na região como o agronegócio, o turismo, e o planejamento com o foco nelas já tem dado resultados muito bons. O que nós temos que fazer é continuar trabalhando junto, ajudando, dando ideias, buscando recursos para viabilizar os projetos que vão nos destacar no mapa do desenvolvimento do estado e do país”, comentou o prefeito.

Em um vídeo apresentado aos presentes, o prefeito de Capitólio e presidente da ALAGO, José Eduardo Terra Vallory, parabenizou os participantes do Conexão Sudoeste.

“É com grande prazer que parabenizamos o Sebrae, o Grupo Votorantim e os demais apoiadores deste movimento que possibilitaram neste momento a capacitação de nossas lideranças que buscaram esse conhecimento e que já resulta em melhorias para a nossa região. Neste um ano e meio de ações efetivas nós já conquistamos uma grande união dos municípios na interação de todas as políticas públicas desenvolvidas em cada setor identificado como prioritário”, salientou.

O diretor de operações do Sebrae/MG, Marden Magalhães, participou do encerramento do último Forum LIDER considerando alguns dos resultados apresentados pelos voluntários do Conexão Sudoeste.

“Não há limites quando se deseja realmente realizar algo. Hoje nós vimos aqui resultados sólidos de ações planejadas há tão pouco tempo o que prova a viabilidade deste movimento”, encerrou.