Prefeitura Conclui Revitalização do Terminal Rodoviário

‘A primeira impressão é a que fica’, ensina um antigo e sábio ditado. Daí a importância no cenário urbanístico de uma cidade do zelo e da funcionalidade de sua estação rodoviária. E a melhor impressão possível é o que deve estar levando, a partir de agora, os milhares de passageiros que cruzam mensalmente por Piumhi com parada no Terminal Rodoviário Humberto de Almeida que acaba de passar por uma revitalização geral, a primeira nos últimos 10 anos, diga-se de passagem.

Inaugurada em 1982, naquela época, pelo prefeito Álvaro Moreira da Silva, a nova rodoviária edificada na ainda periferia urbana, era um marco administrativo modernizador no sistema até então operado em área central da cidade. De lá para cá, se vão 35 anos e com eles a depreciação natural daquelas instalações, agravada pela falta de uma política mais constante de preservação do imóvel e de suas repartições funcionais.

Como resultado desse abandono, até pouco tempo atrás, aquele complexo transformado num prédio sujo, improvisado e repleto de ‘gambiarra’, comprometendo não apenas os aspectos paisagísticos, mas também a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Atento à situação incompatível aos padrões de uma cidade tida como uma das mais limpas e bem cuidadas do interior mineiro, o governo municipal acaba de concluir uma ampla intervenção que resgatou praticamente todos os ambientes e aspectos internos e externos daquele terminal rodoviário.

As paredes ganharam cores novas, o sistema de iluminação ganhou economia com lâmpadas led, as instalações sanitárias estão impecavelmente higienizadas e ganham acessibilidade para portadores de necessidades especiais, placas identificam o terminal e orientam os passageiros. Tudo agradável aos olhos e cheirando a novo. Do lado de fora, os canteiros foram reformados, os meios-fios retocados e com a limpeza se espalhando por todo o entorno.

Na área de estacionamento de ônibus a identificação de espaços, facilitando o trabalho de motoristas e evitando acidentes. Pontos de recargas de aparelhos celulares foram instalados em áreas estratégicas. Os passos seguintes serão a restauração da cobertura metálica com a eliminação de goteira e a edificação do segundo pavilhão que está sendo projetado para a manobra de ônibus de dois andares.

Operacionalmente, o terminal rodoviário também passa por mudanças, observa o seu coordenador Danilo Francisco Ferreira. Com as empresas de ônibus, ficou acertada a ampliação do horário de funcionamento dos guichês de atendimento ao público. A segurança passa a contar com agentes uniformizados, foram instalados quadro de aviso de plantões de taxistas, caixa de queixas e sugestões bem como área especial de estacionamento de motocicletas.

Atualmente 12 empresas de viagens operam no Terminal Rodoviário deputado Humberto de Almeida que registra uma média diária de embarque e desembarque em 42 ônibus, movimentando uma média mensal de 25 mil passageiros. Gente que chega e sai de Piumhi, trazendo e levando, a partir de agora, uma impressão ainda melhor de nossa Cidade Carinho.

Fonte: Alto São Francisco