PONTE SOBRE O RIO PIUMHI É RECONSTRUÍDA

 

Prezando pela segurança e bem estar da população, a Prefeitura, por meio do setor de obras e do Departamento de Agricultura, terminou na tarde de ontem, 29, a reconstrução da cabeça de alas da Ponte sobre o Rio Piumhi, na localidade conhecida como “Água Limpa”. Foi gasto aproximadamente R$ 25 mil na obra.

Nos últimos anos, ocorreu o apodrecimento dos pilares de madeira ocasionando um recalque da estrutura, que em meados de 2017 agravou e dificultou a passagem, ocasião em que a atual administração fez uma interrupção temporária do trânsito no local, desde agosto desse ano, visando a segurança dos usuários, dando início às obras no início de outubro.

A obra foi devidamente planejada, onde um cronograma das etapas foi elaborado e o prazo para entrega que seria até o final de novembro foi cumprido.

A dificuldade de acesso para utilização de máquinas para execução da fundação da ala, remoção dos resíduos das fundações antigas e escavação, fez com que escolhesse mão de obra de serviços manuais, levando um tempo maior para realização do serviço e tudo isso foi calculado.

A Ponte

A ponte foi construída na década de 60 quando foi drenado o Pântano mudando o curso do Rio.

Em 1983, por motivos erosivos, as estacas de fundação foram rompidas causando uma queda de 3 metros e sessenta centímetros do lado esquerdo à jusante do rio.

A Administração da época contratou a Construtora Sansoni a qual fez uma importante intervenção de içamento e reconstrução das fundações e pilares da ponte.

Com o passar do tempo, em 1997, uma das pontas de ala (Esquerda) rompeu devido à erosão da margem do rio, ocasião em que fizeram um complemento em madeira, oferecendo passagem para os veículos.

 

 

 

Aumentar Fonte
Contraste