NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DO TERCEIRO SETOR É INAUGURADO EM PIUMHI

Na tarde da última segunda-feira, 05, foia realizada a cerimônia de criação do Núcleo de Desenvolvimento do Terceiro Setor em Piumhi. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Planejamento e Assistência Social. O evento aconteceu no Campus Avançado do Instituto Federal de Minas Gerais em Piumhi.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo, (Deco), o secretário de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, o Secretário Geral do Estado, Sheldon Geraldo de Almeida, o assessor do vice-governador Frank Almada, os Deputados Estadual Emidinho Madeira e Fabiano Tolentino, o presidente da Faculdade Integrada de Tecnologia, Fábio Kallas, o presidente da Coordenadoria Regional do PMDB, Telmo Santiago, a diretora do Campus Avançado do IF de Piumhi Lina Maria Soares, o secretário de Planejamento e Assistência Social Jorge Correa, a Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Terceiro setor Priscila Fagundes, entre vereadores, secretários municipais, representantes de diversas entidades do município, prefeitos de outras cidades e público diverso.

Na oportunidade, foram realizadas palestras com a Dr. Regis Ferreira, R&R Auditoria e Consultoria, que falou sobre Contabilidade e Auditoria no Terceiro Setor; com a Dra. Renata Lima e o Dr. Guilherme Reis do Nelson Wilians Advogados e Associados que falaram sobre Imunidade Tributária e para fechar a Dra. Hosana Cabral discorreu sobre Captação em Plataformas e Editais.

O núcleo foi criado para ajudar as entidades sem fins lucrativos do município, de maneira efetiva, sempre em busca de novos caminhos, parcerias e projetos que garantam a sustentabilidade dessas instituições, fortalecendo assim os projetos por elas já desenvolvidos.

O setor irá assessorar as Entidades do Terceiro setor do município, no que diz respeito a área regulatória, jurídica, contábil, na captação de recursos, prestação de contas, campanhas e projetos.

O objetivo do núcleo é o de propiciar novos caminhos para o alcance da sustentabilidade financeira e gerencial, o fortalecimento de projetos e a ampliação das atividades, através da assessoria técnica qualificada.

Durante o evento, Deco pontuou que é muito importante a criação do núcleo e afirmou que em sua gestão somar forças com as entidades para prestar serviços qualificados e dignos para as mesmas, capacitando-as para que sejam autossuficientes, o que acredita que acontecerá em um futuro próximo.

O secretário de Planejamento e Assistência Social da prefeitura de Piumhi, Jorge Correa, falou que com a criação do núcleo serão disponibilizadas toda a estrutura da prefeitura como o jurídico, financeiro, contábil, financeiro para que junto com as entidades possam buscar recursos e melhores resultados, deixando elas mais fortalecidas e organizadas, de maneira a trazer resultados satisfatórios para as mesmas.

Priscila Fagundes explicou como deverá ser o funcionamento do núcleo, pontuando que espera que o projeto no município seja eficaz e traga soluções definitivas para as entidades filantrópicas da cidade.

O presidente do PMDB, Telmo Santiago, parabenizou a iniciativa de Deco e o trabalho realizado por Priscila e Jorge, afirmando que é muito importante a criação desse tipo de núcleo para que o Brasil se desenvolva da maneira correta.
Fábio Kallas frisou que o trabalho desenvolvido é muito importante e um grande passo para o desenvolvimento que Piumhi está dando.

O deputado Fabiano Tolentino afirmou que sempre apoiou todas as causas sociais e que esse passo que a prefeitura de Piumhi está dando é muito importante, pontuando que sempre que precisarem podem contar com seu apoio.
Emidinho Madeira contou que sempre trabalhou em prol das causas sociais, mesmo antes de se tornar político e afirmou que tudo que estiver ao seu alcance continuará fazendo pelas entidades, parabenizando o trabalho do município com a criação do núcleo.

O chefe do legislativo, Antônio Fernando Gomes, parabenizou as coordenações de entidades presentes no local pelo trabalho que realizam e também ao município pela iniciativa da criação do núcleo, afirmando acreditar que será um trabalho bem sucedido.

O Secretário Geral do Estado, Sheldon Geraldo de Almeida, usou a palavra para lembrar a importância do investimento em causas sociais e ressaltou o apoio do governador do estado a criação do núcleo.

Frank Almada falou do belo trabalho executado por Deco a frente da prefeitura, afirmando seu apoio a causa e lembrando que a região sempre poderá contar com seu apoio para melhorar e desenvolver sempre.

Já o Secretário de Turismo de Minas Gerais Ricardo Faria também agradeceu a oportunidade de estar presente no evento e nesse importante passo que a sociedade de Piumhi está dando.