SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ARBORIZA AS RUAS DA CIDADE CARINHO

A Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi, no decorrer dos últimos três anos, vem se aperfeiçoando e colocando em prática o conhecimento adquirido, com muito cuidado e carinho, no melhoramento da qualidade de vida e do ar da cidade. Em 2020 não tem sido diferente, os trabalhos começaram com força total.

Já foi iniciado o projeto de arborização de Piumhi, de forma a torná-la mais saudável. Deste modo, surgiu à necessidade de avaliação técnica das árvores, sendo então constatado determinado risco de queda de algumas espécies, que foram indicadas a supressão e imediata substituição.

A avaliação é realizada individualmente, onde é observado diversos fatores na tentativa de minimizar quaisquer agravantes, sendo que a substituição acontece progressivamente. Além deste trabalho, o departamento está trabalhando na prevenção de possíveis acidentes envolvendo as árvores.
Segundo a bióloga do Departamento de Meio Ambiente, Eline Oliveira, é essencial o entendimento dos moradores sobre a importância da arborização na cidade, bem como o cuidado e respeito pelas mesmas.

“O objetivo é ter uma cidade sadia que proporcione qualidade de vida aos moradores, podendo as árvores ser usadas como um mecanismo ímpar. Vamos juntos conscientizar sobre a importância das árvores e preservar para termos uma cidade melhor”, enfatizou a bióloga.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, as árvores são patrimônios ambientais que existem na cidade, abrigando pássaros e sombreando as ruas. Além de criar um micro clima com a diminuição da temperatura, aumentando a umidade do ar, liberam água para o ambiente.

“Esse trabalho realizado propõe a substituição de algumas espécies arbóreas que já estão com a saúde comprometida por diversos problemas. Sendo assim, ao passar por algumas ruas da cidade é fácil perceber que do lado de algumas árvores já foram plantadas as mudas, antes mesmo de suprimir as árvores que estão comprometidas. Tratando-se de algumas árvores, os problemas estão visíveis que pode observar em seu tronco os buracos causados por doenças”, ressaltou Fagundes.

O Diretor do departamento destacou ainda os cuidados e incentivos à população em preservar, visando um futuro próspero e engajado nas propostas de melhorias do meio ambiente de Piumhi.

Aumentar Fonte
Contraste