Acontece reunião de apresentação do Projeto de Revitalização do Ribeirão Araras

Na noite de ontem, 13, aconteceu na Câmara Municipal de Piumhi a Reunião para apresentação do Projeto de Revitalização do Ribeirão Araras. A Prefeitura de Piumhi é uma das parceiras do projeto.

A reunião teve como principais convidados os proprietários de glebas de terras que margeiam o Ribeirão Araras no percurso entre a MG-050 e a nascente e teve como objetivo a adesão deles no projeto que visa a proteção do manancial, com a recuperação das estradas, construção de cacimbas, terraços, recuperação de áreas degradadas, cercamento de nascente e plantio de árvores, entre outros.

A expectativa é obter o maior número de adesão, para pontuar melhor durante a escolha do projeto vencedor, por se tratar de um projeto que existe concorrência em todo o Brasil e apenas alguns são selecionados pela ANA.

O Programa Produtor de Águas tem como objetivo aumentar a produção de água na área de abrangência do projeto à partir de técnicas de conservação de solo e água que possibilitariam uma vazão regular da água nas diferentes estações do ano.

Também faz parte do projeto a restauração e conservação de APP’s e reservas florestais, a implantação do saneamento ambiental rural para coleta e tratamento de lixo e esgoto; mobilização, capacitação e educação ambiental; pagamento por serviços ambientais e produtores rurais nos termos do Programa Produtor de Água.

São membros da Unidade Gestora de Projeto (UGP) do Projeto Araras: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE; Prefeitura Municipal de Piumhi; Câmara Municipal de Vereadores; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER; Ministério Público; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG; Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA; FAEMG.

O Instituto Estadual de Florestas – IEF e Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM também irão integrar o grupo técnico do Projeto.