REPRESENTANTE DE PIUMHI TOMA POSSE NO CONSELHO DO PARQUE DA SERRA DA CANASTRA

O município de Piumhi passa a ser representado no Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Canastra, uma Unidade de Conservação (UC) Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, autarquia pública ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

No último dia 22, no município de Sacramento-MG, durante a reunião ordinária do Conselho, tomou posse o representante do poder público municipal, Ézio Dornela Goulart, Diretor de Divisão de Urbanismo e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Piumhi.

O Conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão das Unidades de Conservação e sua área de influencia, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. Ele é constituído formalmente e vinculado à estrutura de gestão da UC.

O órgão emite recomendações, moções e manifesta-se sobre assuntos relacionados à gestão da UC, como turismo e uso público, regularização fundiária, prevenção e combate a incêndios florestais e proteção da biodiversidade.

O Parque Nacional da Serra da Canastra situa-se no sudoeste de Minas Gerais, é composto por várias fitofisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos, preserva as nascentes do rio São Francisco e vários outros monumentos, abrangendo os municípios de São Roque de Minas, Sacramento, Capitólio, Vargem Bonita, São João Batista do Glória e Delfinópolis. Parte do território de Piumhi está localizado na Zona de Amortecimento do Parque.

Segundo o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, “A participação de Piumhi no Conselho propicia a inserção do município nas discussões e decisões sobre a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento do turismo regional, considerando que o município tem potencial para tornar-se um importe polo de turismo”, enfatizou o Secretário.