PREFEITURA REALIZA SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE E COLETA SELETIVA

Na intenção de apoiar as causas ambientais e proporcionar melhor qualidade de vida à população, a Prefeitura de Piumhi, por meio do Departamento de Meio Ambiente, com a participação do Grupo Gaia e a empresa JDE, realizará amanhã (05/06), Dia do Meio Ambiente, um seminário sobre Meio Ambiente e a Coleta Seletiva. O encontro acontecerá a partir das 19 horas, no auditório do Campus Avançado do IFMG. Na ocasião, será oficialmente anunciado o início da coleta seletiva na cidade.

Os participantes poderão assistir palestras sobre a importância da Coleta Seletiva na preservação do Meio Ambiente; também acerca da Coleta Seletiva em municípios de pequeno porte e conhecer o programa que será implantado em Piumhi de Coleta Seletiva, com a explanação e o aval do prefeito Adeberto José de Melo (Deco).

O programa intitulado de ViraSer, executado com a participação do Grupo Gaia, inicia o Plano de Coleta seletiva no município com uma série de atividades socioeducativas na cidade entre os dias 03 e 10 de junho.

As atividades de inauguração do projeto começaram na última segunda-feira (03/06), com ações sobre educação ambiental envolvendo alunos e professores das escolas públicas e agentes de saúde da região.

Além disso, estão sendo realizadas oficinas educativas, palestras de sensibilização e mutirões comunitários para que os moradores possam descartar os materiais recicláveis separadamente dos resíduos orgânicos.

No dia 10 de junho, primeiro dia da coleta porta a porta, os residentes dos bairros abrangidos serão convidados a participar gratuitamente da campanha “Câmbio Verde: troque recicláveis por hortaliças”.

A primeira etapa da coleta acontecerá semanalmente, sempre às segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 15h, nos bairros São Francisco, Bela Vista, Nova Piumhi, Nova Capoeiras, Novo Tempo, Residencial Pérola Negra, Residencial Alvorada, Jardim Betel.

Para o Prefeito, a cidade tem muito a ganhar com essa grande iniciativa.

“Sabemos o quanto é importante reciclar e separar o lixo orgânico para o reaproveitamento correto dos matérias. Piumhi já é uma cidade limpa, pois a população tem tomado consciência do quanto é primordial manter o ambiente saudável. Com a reciclagem, além de beneficiar a cidade, vamos beneficiar a população que poderá reciclar e com isso todos ganham. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que nos ajude a fazer deste trabalho um exemplo a ser seguido”, enfatizou Deco.

O programa de coleta seletiva é uma iniciativa da Prefeitura de Piumhi e conta com a atuação da JDE Brasil e execução técnica do Grupo GAIA.