PREFEITURA REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE PROJETO DE COLETA SELETIVA

Em reunião realizada na última terça-feira, 18, na sede da Prefeitura de Piumhi, com a presença do Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), bem como autoridades do Poder Executivo e Legislativo, funcionários da prefeitura e secretários, entre outros interessados, foi apresentado o Diagnóstico de Resíduos Sólidos Urbanos, para implantação do projeto piloto de coleta seletiva na cidade.

A ação foi realizada pela equipe técnica do Grupo Gaia, responsável pelo Programa ViraSer. O diagnóstico foi realizado no mês de agosto e apontou aspectos relacionados à geração dos resíduos sólidos urbanos, os impactos negativos do descarte irregular e quais os caminhos para sensibilizar e conscientizar a população sobre o descarte correto.

A conclusão indicou um grande potencial de inclusão de uma ação sócio produtiva com a geração de trabalho e renda, visando melhorar a qualidade ambiental da cidade. A implantação do projeto piloto de coleta seletiva será em oito bairros: Capoeiras, Nova Piumhi, São Francisco, Bela Vista, Novo Tempo, Residencial Pérola Negra, Residencial Alvorada e Jardim Betel, abrangendo 2.865 domicílios e impactando aproximadamente 5.375 habitantes.

A Prefeitura trabalha na organização de um amplo espaço para ser a Central de Triagem, local onde serão processados os resíduos recicláveis por tipo para depois serem comercializados. Isso irá gerar renda para os catadores, que serão envolvidos na implantação da coleta seletiva. As operações terão início no mês de novembro.

Antes do início das operações do sistema de coleta seletiva, várias atividades estão programadas para sensibilizar e envolver a população e estudantes das escolas públicas. Todos serão convidados a participar de mutirões porta a porta, distribuindo materiais informativos aos moradores dos bairros.

Está previsto também a formação de um comitê de Educação Ambiental, composto por representantes da comunidade local de Piumhi com objetivo de multiplicar as ações educativas.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, este projeto vai beneficiar a população que terá um ambiente mais limpo e reaproveitável.

“Incentivar a coleta seletiva e correta dos materiais é pensar no futuro. Precisamos ter essa consciência e criar o hábito de reciclar tudo em casa. Assim, teremos um ambiente mais saudável para essa e para as próximas gerações”, comentou Martiniano.

O Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), enfatizou que este trabalho está sendo bem estudado e ajudará os trabalhadores, também será uma nova forma de renda e educação para a população.

“A população vai aprender a importância de reciclar quando ver os benefícios que ela traz. Melhora o ambiente, oferece emprego e renda para os catadores e recicladores, e ainda tem a mercadoria reciclada de volta ao mercado com custo bem menor. Reciclar é inovar e transformar o lixo em novo. Queremos muito incentivar essa prática e fazer com que Piumhi seja referência nessa área”, comentou Deco.