PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA ÁGUA

Durante essa semana, entre os dias 20 e 25 de março, a Prefeitura Municipal de Piumhi, em parceria com o Departamento do Meio Ambiente, está realizando eventos para comemoração da Semana da Água. Serão realizadas palestras sobre o tema e também o plantio de mudas de árvores. A pretensão é de que sejam plantadas mais de 100 mudas.

No dia 20, o evento tem início com o plantio de mudas que ocorrerão na Rua Armando Viotti, no Cemei Laura Mota Barbosa, na Escola Municipal Dona Lindinha, próximo ao PSF Sudário dos Santos, entre outros pontos do município.
Já na terça-feira, 21, além de continuar com o plantio das mudas, acontecerá o 1º dia de seminário no Instituto Federal, próximo ao Poliesportivo, com início às 18 h para inscrições e cadastramentos dos participantes e abertura oficial da Semana da Água, às 19 h.

Nesse momento, acontecerão palestras com o presidente do CODEMA, Martiniano Fagundes do Nascimento, sobre o Planejamento de Gestão do Departamento de Meio Ambiente; logo após com a bióloga, mestra em genética da conservação associação regional de proteção ambiental, ARPA, Luciana de Rezende Silva sobre o Projeto Perobas- Produtor de Água; em seguida Adriana Francisca da Silva falará sobre a APA Araras, e, para fechar o primeiro dia, o engenheiro civil sanitarista diretor executivo do SAAE, Odécio da Silva Melo explica como é o abastecimento público de água do SAAE.

Na quarta-feira, 22, logo pela manhã, também no Instituto Federal, a partir das 09 h, o representante da Cemig, Lucélio Nativo da Assunção, discorrerá sobre a Gestão da Arborização Urbana; seguido pelo engenheiro ambiental e sanitarista, Ademir Sansoni, que fará uma palestra investigando a poda drástica na cidade de Piumhi e por fim a também engenheira ambiental sanitarista, Jéssica Elord da Silveira, frisará sobre a avaliação visual de árvores de risco presentes na Praça Zeca Soares em Piumhi.

Na quinta-feira, 23, a equipe do meio ambiente continuará com o plantio de mudas no Parque da Mina, no Bairro Nova Esperança.

Na sexta-feira, 24, acontecem, novamente, as palestras; dessa vez, no Parque da Mina, tendo início às 08h30 com o coordenador de pesquisa e proteção à biodiversidade, Sótero Greco – IEF, escritório regional centro oeste, falando sobre a Proteção da Biodiversidade X Desenvolvimento Sustentável. Logo após, acontece o plantio de árvores, uma caminhada no entorno do parque e ainda um piquenique com a participação das escolas. E para encerrar no sábado, 25, acontece um mutirão de limpeza no entorno do Parque da Mina.