PREFEITURA DE PIUMHI APOIA PROJETO DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIBEIRÃO ARARAS

Durante a última semana, foi realizada na sala de reuniões do SAAE em Piumhi uma reunião que formalizou parcerias para a formação da Unidade Gestora de Projetos (UGP), para o Projeto ARARAS que visa a recuperação e preservação do Ribeirão Araras manancial hídrico que abastece a cidade de Piumhi.

A reunião contou com a participação da especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas Consuelo Marra que explanou sobre o Programa Produtor de Água que pode ser instalado na região caso o Projeto Araras seja aprovado em edital.

O Programa Produtor de Águas tem como objetivo aumentar a produção de água na área de abrangência do projeto a partir de técnicas de conservação de solo e água que possibilitariam uma vazão regular da água nas diferentes estações do ano.

São membros da Unidade Gestora de Projeto (UGP) do Projeto Araras: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE; Prefeitura Municipal de Piumhi; Câmara Municipal de Vereadores; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER; Ministério Público; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG; Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA; FAEMG.

O Instituto Estadual de Florestas – IEF e Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM integrarão o grupo técnico do Projeto.

Na manhã do dia 24 de maio, houve a segunda reunião com os mesmos parceiros elencados acima, onde foi aprovado o regimento interno do projeto, deliberando ações para o GT (grupo técnico), que terá a tarefa de levantar mais informações possíveis sobre a bacia do Ribeirão Araras.

Aumentar Fonte
Contraste