PREFEITURA CONTROLA INCÊNDIO EM ANTIGO LIXÃO DO MUNICÍPIO

Com objetivo de priorizar as necessidades da população e preservar a segurança, a Prefeitura de Piumhi está auxiliando no combate ao incêndio no antigo lixão do município, localizado na Fazenda Brejinho, o qual causou uma grande cortina de fumaça sobre a cidade.

Na manhã de hoje, 25, três integrantes do NEA (Núcleo de Emergência Ambiental) estiveram no município para analisarem a situação do incêndio, a pedido da prefeitura, e em conversa com um deles, Ronildo da Silva Valente, explicou que como não é de conhecimento o que está enterrado no terreno, está sendo necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para orientar o que deve ser feito para controlar o fogo e assim conseguir acabar com o fogo.

Ronildo contou que somente após o combate ao incêndio será possível tomar as medidas cabíveis para analisar o que tem enterrado no local e também a parte de controle do lixão. Valente ressaltou que acredita ainda que, deve demorar de dois a três dias para controlar o incêndio, uma vez que são muitos focos.

Questionado sobre quais os trabalhos estavam sendo realizados e quais devem continuar Ronildo disse que o abafamento da fumaça com terra é o mais indicado nessa situação e que o executivo tem cumprido prontamente para que tudo aconteça da maneira mais correta possível. Com relação às causas do incêndio o integrante do NEA afirmou que a Prefeitura deve contratar uma perícia técnica apurar as devidas causas, após controlar o fogo.

Ele finalizou afirmando que a prefeitura já controlou mais de 80% do incêndio e que ela está atendendo prontamente a todas as orientações dadas pelos bombeiros para acabar com os focos, disponibilizando os materiais e o pessoal necessário para o serviço, ressaltando que a área atingida só poderá ser calculada quando estiver sem focos.

Na oportunidade, o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, afirmou que vários setores do executivo se uniram para trabalhar no caso, uma vez que o problema era de grande dimensão, todos optaram por orientação do Corpo de Bombeiros a trabalhar com caminhões de terra e tratores de esteira, aterrando o local.

Ele disse ainda que a prefeitura irá fazer ações de recuperação do local, mas não consegue afirmar ainda o que será realizado, uma vez que é necessário saber a dimensão da área afetada para assim estudar o que deve ser feito e priorizado.