PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA ACERTAR MEDIDAS PARA ENCERRAR O ANTIGO LIXÃO

Sempre buscando o bem estar da população e solucionar de vez o empasse do incêndio no antigo lixão, o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), acompanhado pelo representante do Departamento de Meio Ambiente Martiniano Fagundes, a responsável pelo setor de agricultura, Helenice Miranda, o diretor executivo do Saae, Odécio da Silva Melo, se reuniram na manhã de ontem, 21, com membros da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Na oportunidade, a FEAM após a prefeitura controlar o incêndio que tomou conta da área, deu o direcionamento correto para o encerramento do lixão.

Deste modo, a prefeitura foi orientada por eles a realizar uma investigação de contaminação do local, assim como manter alguns cuidados especiais, os quais já estão sendo realizados, como o cercamento já existente e monitoramento, até que seja apresentado o resultado da investigação, juntamente com o projeto de encerramento.

Os próximos passos da administração será encontrar uma empresa especializada para realizar a investigação e o projeto de execução será realizado de acordo com a recomendação da FEAM, sendo que, uma vez que isso for apresentado e aprovado pela fundação, as ações de recuperação da área afetada poderão ser iniciadas.

O incêndio

Assim que tomou ciência do fato, a prefeitura deu todo apoio necessário para conter o incêndio, que se iniciou dia 19 de outubro e foi encerrado dia 30.

A administração disponibilizou para esse trabalho mais de dez funcionários e ainda cinco caminhões, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um caminhão pipa e um trator de esteira. Para o abafamento do fogo a prefeitura colocou, por orientação da FEAM e do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 caminhões de terra.

Estiveram envolvidos nesse trabalho os setores de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Limpeza. O intuito da Administração é manter o importante trabalho que vem sendo desenvolvido no setor ambiental, firmando mais uma vez o compromisso com a preservação e cuidados ambientais da região.