PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DA SOLTURA DE 5 MIL ALEVINOS NA PONTE DO SÃO LEÃO

Na última quarta-feira, 26, o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo, o Deco, participou da soltura de cerca de 5 mil alevinos da espécie curimatã pacu pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), durante peixamento em Piumhi. A ação foi realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, em parceria com a prefeitura municipal. A soltura aconteceu na Ponte do São Leão.

Estiveram presentes no evento, além do chefe do executivo e profissionais da Codevasf, o vice-prefeito Éder Mota Barbosa, a secretária da agricultura Helenice Miranda, o diretor executivo do SAAE Odécio de Melo, a primeira dama Maria de Lourdes Melo, o vereador Magno Manoel Marques entre outras autoridades e populares.

“A ação é um dos trabalhos que a Codevasf realiza que contribui para o meio ambiente ajudando na recuperação do bioma do qual faz parte esse rio e, tão relevante quanto, ensinando as novas gerações a importância desse tipo de envolvimento. Porque as crianças e jovens sempre participam dos peixamentos muito animadamente, e isso cria um vínculo, uma preocupação real, com o futuro daquele rio”, afirmou Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

O peixamento em Piumhi contou com a participação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Piumhi, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater/MG), Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, escolas, colônias de pescadores, sociedade civil e autoridades locais.

Na oportunidade Deco disse que esse é um dia muito importante para a região, uma vez que a soltura dos peixes é uma tentativa de recuperar a fauna do Rio São Francisco, que já se encontra bastante degradada, além de termos a oportunidade de aumentar a quantidade de peixes na bacia.