Nota Oficial

A Prefeitura de Piumhi vem a público, por meio desta Nota Oficial, prestar esclarecimentos sobre o incêndio no antigo lixão, que teve inicio na última semana, causando uma cortina de fumaça sobre a cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado a comparecer no local às 15h:25min do dia 19/10, onde foram informados que havia um incêndio próximo ao presidio. Durante a ocorrência o fato não foi constatado.

Já na sexta-feira (20/10) os bombeiros voltaram ao local a pedido do proprietário da fazenda Brejinho para combater um incêndio em vegetação. Contudo, ao chegar ao local, verificou-se que o incêndio era em um antigo deposito de lixo da cidade, desativado há 15 anos.

Foi iniciado o trabalho de combate ao fogo com a construção de aceiro, no intuito de evitar o alastramento do fogo já iniciado, confinando os focos de incêndio apenas na área do deposito de resíduos. Foi solicitado ainda pelos Bombeiros e enviado pela prefeitura até o local, máquinas do munícipio para dar apoio na contenção dos focos de incêndio. Porém, as máquinas não são adequadas para este tipo de ocorrência, ficando impossível de realizar o trabalho sobre o fogo, prezando também a integridade dos funcionários, garantindo a segurança dos servidores.

Na manhã desta segunda-feira (23/10), sob orientação do Corpo de Bombeiros Militar, a equipe da prefeitura retornou ao local e optou pela utilização de caminhões de terra e tratores de esteira. O combate aos focos é lento e requer cuidado e segurança, podendo assim ter o serviço completado nos próximos dias.

O próximo passo a ser tomado pela gestão será o estudo e contratação de um profissional especialista para adequação do lixão desativado. O intuito da Administração é manter o importante trabalho que vem sendo desenvolvido no setor ambiental, firmando mais uma vez o compromisso com a preservação e cuidados ambientais da região.

A Prefeitura informa que já tomou todas as medidas cabíveis sobre o caso.

Estes esclarecimentos tornam-se necessários para se evitar a propagação de informações errôneas sobre o caso, garantir sua total transparência para informar amplamente a sociedade sobre as medidas tomadas.

Esta Nota Oficial é produzida pelo departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Piumhi para os veículos e emissoras de comunicação da cidade e demais interessados.

Aumentar Fonte
Contraste