EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA MOTIVA CRIANÇA EM PIUMHI

Após a grande repercussão do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, que aconteceu em Piumhi no final do mês de março, no Parque da Mina, tem gerado bons frutos e mostrado resultados muitos positivos. O evento contou com cerca de 500 pessoas e foi voltado para as crianças do 5º ano das escolas públicas e dos projetos sociais do município.

Devido ao evento que teve como meta o incentivo a preservação do meio ambiente e mostrar a importância de cuidar do mesmo, o aluno Victor Hugo Silva, de 11 anos, da escola José Vicente ficou se motivou ao plantar uma árvore no evento que participou.

Segundo a mãe do menino, Simone Silva, ele ficou tão encantado com o evento, que no final de semana pediu aos pais para o levarem ao Parque da Mina para ver, cuidar e regar a árvore que plantou.

“Tivemos o prazer de conhecer o Parque da Mina por incentivo de meu ,que participou do evento do Dia Mundial da Água, e se apaixonou por tudo. Também fiquei encantada com as árvores, pássaros e as minas com suas águas clarinhas, um lugar fantástico, maravilhoso e tão pertinho de nós. Espero que a prefeitura continue investindo no local e o tornando cada vez melhor”, comentou Simone.

A realização do evento teve a participação do Comitê de Meio Ambiente de Piumhi, Rotary Clube, Grupo Gaia, Instituto Estadual de Florestas, AB Nascentes das Gerais, JDE, Polícia Militar do Meio Ambiente, SAAE, Câmara Municipal de Piumhi, Codema, Cemig, Comitê de Bacias do rio São Francisco e Sicoob Credifor.

Foram abordados temas diversos, como: o Grupo Gaia Social palestrando sobre os impactos do lixo dos recursos híbridos; a Polícia Militar do Meio Ambiente disponibilizou para exposição materiais aprendidos por eles como rede de pesca, alçapão, armadilhas; a Biblioteca Pública montou um local para contar estórias para as crianças voltadas para a questão ambiental e da água e a Vigilância Epidemiológica, que falou sobre a armazenamento de água e combate ao mosquito da dengue, entre outros.

Já o SAAE abordou o programa “Produtor de águas na Bacia do Ribeirão Araras” e a equipe do Meio Ambiente da prefeitura, juntamente com a Cemig, explicou a importância da árvore em nossas vidas com o tema “Água nossa de cada dia”, além de promover a plantação de cerca de 40 mudas de árvores no parque.

Martiniano enfatizou que a Câmara Mirim também esteve presente e foram distribuídas, aproximadamente, 100 mudas de árvores pelo departamento de Meio Ambiente.

No evento, as crianças além das oficinas, puderam contar com um lanche e brinquedos para se divertirem, além de pipoca e algodão doce.