Dia da Água é comemorado em Piumhi

A Prefeitura de Piumhi, na intenção de promover ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente, realizou em uma ação conjunta entre a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Cultura, Departamento de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Saúde e SAAE, um evento na última quarta-feira, 28, em comemoração ao dia da água, que é celebrado no dia 22 de março. O acontecimento seria no dia 22, mas teve que ser adiado devido as chuvas da última semana.

Esse ano, a prefeitura escolheu para as comemorações um tema que vem sendo muito discutido atualmente, devido ao forte calor e a falta de arborização, principalmente da zona urbana, buscando sensibilizar os alunos, sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O prefeito Adeberto José de Melo (Deco), o vice-prefeito Éder Mota Barbosa, a Secretária do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Helenice Miranda, a responsável pelo Departamento de Cultura Nair Andrade, o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, o responsável pelo Departamento de Limpeza Urbana, Magno de Paula, vereadores, populares entre outros participaram do evento.

A festividade aconteceu no Parque Ecológico da Mina com a participação de mais de 500 crianças estudantes de todas as escolas municipais e projetos. Na oportunidade foram feitas várias atividades voltadas para a conscientização dessa geração que será o futuro da nossa cidade.

Entre palestras, as crianças puderam se divertir passeando e brincando pelo parque e com a distribuição de lanches e o plantio de mais de 200 árvores.

Segundo o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes “Os objetivos deste evento são o de trazer o foco para o Parque da Mina, conscientizar sobre o uso racional de água e a importância das matas ciliares. Nosso foco foi na conscientização dessas crianças, pois, se recebem essa educação ambiental agora, se tornarão cidadãos melhores no futuro”.

O vice-prefeito Éder Mota também prestigiou o evento e relatou a satisfação em ver tantas crianças sendo ensinadas a preservar o meio ambiente. Quando abordado sobre o Parque da Mina ele enfatizou que “Este parque é muito importante para a cidade, eu sempre passo por aqui e gosto de admirar o lugar, temos um projeto da Prefeitura para uma possível ampliação do local, transformar esse parque em um espaço para que todo Piumhiense aproveite o local. Admiro as pessoas que zelam daqui, precisamos valorizar a natureza e nos conscientizar dessa necessidade e nesta oportunidade gostaria de parabenizar o trabalho dos departamentos que estão contribuindo para a realização deste evento”.

O estudante de engenharia do IFMG, Campus Piumhi, José Luis, disse que o evento de grande valia, uma vez que pôde conhecer mais a fundo o local e verificar inúmeras espécies de árvores e minas, além de ter ciência de um projeto futuro que a prefeitura pretende realizar para melhorar e poder usufruir de maneira consciente do local.

O prefeito Adeberto José de Melo (Deco) agradeceu a presença de todos e afirmou que este projeto de arborização da cidade, plantio de árvores e mudas vem a trazer muitos benefícios para a cidade. “Uma cidade arborizada é sinônimo de cuidado com o meio ambiente. As plantas possibilitam um ar mais puro, sombra e mais qualidade de vida para nosso centro urbano. Preciso investir nessa área e mostrar a todos a importância desse cultivo e cuidado com meio ambiente” , ressaltou Deco.

PLANTIO DE ÁRVORES

Em 2018, até a data de hoje, foram realizados por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, o plantio de 102 árvores no município e a expectativa é que até no final do ano, sejam plantadas mais de 600 árvores na cidade.