Departamento de Meio Ambiente planta mais de 450 árvores em Piumhi

 

A Prefeitura de Piumhi, por meio do Departamento de Meio Ambiente, está investindo no plantio e na revitalização de praças e ruas da cidade.  As árvores estão sendo plantadas através de demandas e pedidos realizados pelos moradores. Vários locais já receberam novas mudas e já foram revitalizados.

No ano de 2017, o setor de Meio Ambiente cortou aproximadamente 62 árvores, dentre elas Escumilha-Africana, Sibipiruna, Resedá, Alfeneiro, Pau-Formiga, Salgueiro, Pata de Vaca e Fícus. A maioria estava com doenças que comprometiam a sua estrutura, causando risco a integridade fisíca de pessoas e a possibilidade de acidente com veículos que por elas passavam.

Em contra partida, visando trazer mais qualidade de vida para a população, foram plantadas aproximadamente 471 árvores, sendo 358 de espécie nativa no parque da mina, e as demais em vias urbanas.

As espécies plantadas foram Resedá, Escumilha Africana, Lofantera, Oiti, Quaresmeira, Flamboyant, entre outras.

O intuito da atual Administração é de preservar o meio ambiente e sempre investir no plantio de árvores no município.

“Estamos vivendo mais um momento delicado neste período do ano. A falta de chuvas acarreta muitos problemas para população. Sabemos que um destes fatores é corte de arvores, por isso, só realizamos estes suprimentos ser for realmente  preciso e baseado em laudo técnico de especialistas. Vamos continuar trabalhando através de projetos, sempre em busca de recursos para mantermos nossa cidade cada vez mais arborizada e com clima mais saudável”, afirmou o prefeito Deco.

PRAÇA GUIA LOPES

Recentemente, o setor de Meio Ambiente fez o corte de 18 árvores na Praça Guia Lopes que estavam doentes e apresentavam risco para a população e veículos que passam pelo local. A retirada das árvores foi realizada com a autorização e aprovação dos conselheiros do CODEMA, que se embasaram tecnicamente.

No total foram plantadas na Praça 19 escumilhas, que ofereceram vantagens naturais. Outras demandas também foram atendidas como: rebaixamento dos canteiros e tratos culturais, a revitalização do jardim com flores e replantio de grama. O intuito do município foi realizar um trabalho completo e com qualidade.

Dos canteiros foram retirados os pingos de ouro, que estão dando lugar a exória. Também foram plantadas mini rosas e rosas no local. O objetivo da revitalização foi florir a Praça, contrastando o verde com diversas plantas que tem floração.