Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente

O Presidente do Codema de Piumhi (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente), Martiniano Fagundes, acompanhado de outros integrantes, dentre eles: Helenice Miranda e dos vereadores Astésio Tavares e Fernando Antônio Gomes (Fernando Detetive – Presidente da Câmara) visitaram a cidade de São João Batista do Glória, onde foram calorosamente recebidos pela Prefeita Aparecida Nilva dos Santos e seus assessores jurídicos Cely Crisitina Costa e Silva Alves e Elon de Souza Silva
O motivo da visita foi conhecer o tratamento e a destinação do lixo do município, tendo em vista que a cidade é uma referência no Sudoeste de Minas neste assunto.
O município dispõe de uma associação de separadores do lixo, estes por sua vez, com o auxílio de uma esteira, separam os resíduos sólidos prensando e destinando- os para a reciclagem enquanto o orgânico é transformado em compostagem que é utilizado em praças públicas e hortas.
O lixo de São João Batista está gerando emprego e renda para uma parcela da população, que sem medir esforços, bota a mão na massa e a cidade ganha exercendo seu trabalho de responsabilidade ambiental.
De acordo com Martiniano, a visita a São João Batista do Glória foi muito produtiva, “é fácil perceber a importância do trabalho que está sendo realizado naquele município, uma vez que o aterro está sendo desafogado com a destinação correta para o resíduo seco. Como não bastasse, o enorme ganho ambiental, a cidade também tem gerado renda para os catadores que se organizarão através de uma associação”, afirmou o Presidente do Codema.
Nos próximos meses, membros do Codema estarão buscando mais conhecimentos em outras cidades para apresentar propostas ao poder executivo.